Mentropia. Estêvão Soares. Читать онлайн. Newlib. NEWLIB.NET

Автор: Estêvão Soares
Издательство: Ingram
Серия:
Жанр произведения: Маркетинг, PR, реклама
Год издания: 0
isbn: 9781925880151
Скачать книгу
filtrar e priorizar o conteúdo que consumimos não é mais um luxo, mas uma necessidade básica. Infelizmente é impossível acompanhar todas as informações e ainda ter uma vida offline, que envolve trabalho, família e entretenimento.

      Mas analisando esse cenário, isso explica muita coisa, não é mesmo? Explica muitas vezes o sentimento contínuo de sobrecarga, de estar sempre atrasado ou defasado, os esquecimentos, a falta de foco, e muitas outras variáveis que são derivadas do excesso de informação.

      Quando você considera um cenário exponencial de IoT (Internet of Things), no qual uma grande variedade de dispositivos já vem conectado à Internet, e como consequência, pode gerar dados (câmeras, eletrodomésticos e até roupas/acessórios.). Fica claro que não estamos chegando a uma conclusão, mas no começo de uma era exponencial, especialmente quando o assunto é informação.

      Dissonância Cognitiva

      É natural que diante de um cenário de múltiplas escolhas, você fique travado e não saia do lugar. Se uma situação com 2 variáveis (caminhos) pode ser o suficiente para gerar insegurança, o que você acha que acontece quando você tem infinitas possibilidades diante de você? Exato, você trava. Eu travo. Nós já travamos inúmeras vezes. Isso considerando as situações que estão alinhadas com os seus valores e suas crenças.

      Pense em um cenário onde, além de infinitas possibilidades, você precisa lidar com situações que não estão de acordo com o que você acredita. Fica mais difícil e, provavelmente, você ficará inquieto, incomodado e às vezes você nem percebe isso imediatamente, mas a fonte de desconforto está lá.

      No caso da dissonância cognitiva, nós queremos garantir o máximo de acerto possível em cada uma das escolhas para evitar o arrependimento ou a comparação posterior. Ninguém quer errar. Como os fatores de comparação (e o acesso a eles) aumenta a cada dia, nós dedicamos muito mais tempo no processo decisório, mais do que nunca.

      Depois de um bom tempo no mercado digital, quando olho e vejo a quantidade de vezes que eu fiquei parado no mesmo lugar, mas achando que estava fazendo algo e progredindo, é assustador, sério.

      Avaliar opções não é progredir. Avaliar opções infinitas e não chegar a uma conclusão, é travar. E não está tudo bem, por isso defendo que é preciso simplificar e otimizar o tempo, para que a execução não seja prejudicada.

      Além de lidar com as suas escolhas, geralmente você precisa lidar com os seus clientes e o público deles. Quando falamos de dissonância cognitiva no contexto de marketing, não podemos deixar de pensar no ato da compra.

      As etapas que podem prejudicar ou auxiliar no processo de decisão e o que pode levar ao arrependimento. Muitas vezes, também é nosso papel trabalhar com essas questões, por isso também é importante ter um follow-up ou criar uma estratégia para acompanhar o pós-venda.

      Expectativa de produtividade

      Existe uma expectativa gigantesca com relação a produtividade, no entanto, muito do que conhecemos e aprendemos sobre produtividade não considera o cenário exponencial que vivemos em termos de informação.

      Por conta disso, o que vemos é que muitos profissionais se reconhecem, questionam seus métodos, passam a ter um nível elevado de insegurança, o que prejudica na execução do trabalho em si, gerando um ciclo de insatisfação consistente. Já vi muitos casos onde a pessoa é especialista em técnicas de produtividade, conhece todas, já leu inúmeros livros e fez vários cursos, mas na prática, ela continua travada e não consegue aplicar o que aprendeu para sua realidade.

      Não estou falando que é errado estudar técnicas de produtividade. Pelo contrário, recomendo, sim, que você procure soluções para melhorar e gerenciar melhor o seu tempo, mas não deixe isso ser o seu principal foco. Você melhora conforme vai testando e implementando o uso de novas ferramentas e técnicas e adequando para sua realidade, para o seu contexto.

      Não acredito que exista uma solução mágica, por isso é importante sair da zona de conforto, decidir, priorizar e testar. A um certo nível, isso ajuda a combater os sentimentos negativos e de insegurança que acompanham muitos profissionais da área.

      Eu já errei muito calculando tempo, prazos, e admito que perdi muito tempo me torturando por isso. Hoje vejo de uma forma muito diferente, pois conforme você participa de vários projetos, você adquire mais experiência e consegue estimar melhor. Mas não significa que você está imune e não irá cometer erros. Por isso alinhe suas expectativas e, ao invés de perder tempo procurando soluções milagrosas, invista seu tempo para procurar soluções reais.

      Entropia

      A Entropia é um conceito da Termodinâmica, que mede a desordem das partículas de um sistema físico. Em linhas gerais, quanto maior for a desordem de um sistema, maior será a sua entropia (Luis, 1987).

      Por exemplo, você entra em uma casa recém organizada, tudo no lugar. Conforme você utiliza o local, as coisas começam a se desorganizar. A desorganização é natural. Se você acrescentar uma pessoa ou dez pessoas, a organização será alterada, mas em ritmos e níveis diferentes.

      Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem.

      As entropias são espontâneas, isso quer dizer que seguem princípios da natureza, sendo irreversíveis.

      Quando você traz a entropia para o contexto digital, a única conclusão é que vivemos em um estado permanente de desordem, e isso é natural e irreversível.

      Teoria do Caos

      Trata-se do princípio que afirma que uma pequena alteração ou mudança no início de um evento, no decorrer deste processo, transforma-se em consequências desproporcionais e imprevisíveis (BAKER, 2011).

      Quando você considera o mercado digital, estamos falando não só de pequenas mudanças, mas grandes mudanças envolvendo pessoas, recursos, meios de comunicação. O seu trabalho é impactado pelas decisões de uma grande empresa da área, por exemplo. Se uma rede social faz alterações drásticas de um mês para o outro, o seu trabalho muda completamente. Uma ação que hoje é vital para sua operação de negócios no digital, pode se tornar irrelevante em pouco tempo.

      Isso a um nível macro, não estou dizendo que a sua casa e o seu local de trabalho obrigatoriamente precisam ser desorganizados e que você tem que ficar bem com isso. O seu ambiente, você tem um certo nível de controle sobre ele.

      E é por isso que temos que nos acostumar não só com a desorganização, mas com a mudança também. É um estado irreversível.

      E agora?

      Com esse novo paradigma de informação, algo nunca visto na história da humanidade, é natural que novas ferramentas e, especialmente, uma nova mentalidade seja aplicada quando o assunto é estratégia digital.

      Hoje o mercado digital já está com outro nível de maturidade, suficiente para gerar expectativas intensas nos negócios entrantes, o que exige ainda mais dos profissionais e especialmente das agências que atuam no mercado.

      Se antes você lidava com clientes que nem sabiam o que era um post, hoje você lida com um cenário diferente, onde ele quer ser o especialista e te contrata para ser o "postador". É a simplificação do trabalho através da compreensão de uma atividade operacional.

      Lógico que ainda existem exceções e há muitas empresas que ainda não estão tendo presença digital, mas isso é cada vez mais incomum.

      Hoje o cliente tem um papel importante na produção de conteúdo, no desenvolvimento do trabalho e ele deve ser visto mais como um parceiro nessas situações. Por isso a comunicação é tão importante.

      Você