Mas o pior de tudo é olhar para o mercado e achar que todo mundo está se saindo muito bem. Você acompanha o trabalho de um profissional X e acha que está tudo perfeito. Tal pessoa fez um lançamento X e faturou em cinco dias o que você demora um ano para conseguir. Você pede uma opinião em um grupo da área e as pessoas não se importam ou só te criticam, porque ninguém tem tempo para te ajudar ou fazer uma crítica construtiva.
Eu passei muito tempo dividido entre amar e odiar o mercado. Entre ir trabalhar em uma empresa e garantir minha estabilidade ou continuar empreendendo em um mercado altamente instável e competitivo.
Quando chegamos em um ponto insustentável, precisamos parar para ponderar e ver o que nós realmente queríamos fazer. Percebemos que passávamos muito tempo reclamando do mercado, mas que o problema era a maneira que olhávamos para ele.
O mercado é instável, competitivo, move-se muito rápido; você lida com um excesso de informações a todo momento, mas você não consegue acompanhar. O nível de frustração era alto, mas a vontade de reconhecer que nós estávamos errados era baixa.
Não é assim com todo mundo, mas o ser humano tem uma capacidade incrível de se tornar uma vítima. Se as coisas dão errado é porque o mundo é ingrato. E não estou falando que não é. Sim, o mundo é estranho e lidamos com muitas coisas terríveis todos os dias, mas lidar com as situações não "se fazer de vítima" faz toda a diferença.
A partir do momento que começamos a admitir que o mercado não ia mudar e que estávamos "nadando contra a corrente", começamos a reconhecer os nossos erros. Fomos capazes de reconhecer que estávamos tentando fazer tudo, quando o básico era deixado de lado, que não conseguíamos priorizar e que não tínhamos um plano.
E olha a ironia, o nome da nossa empresa é Estrategi.ca, porque nosso objetivo (quando criamos a empresa) era ser focado em estratégia digital. Mas no meio da confusão do mercado e da nossa própria confusão, isso se perdeu, e passamos a ser uma empresa que fazia tudo e ao mesmo tempo nada. Percebe a loucura?
Foi através da análise dos nossos erros, muitos cursos e palestras, que começamos a enxergar a nossa falta de planejamento. Então paramos tudo e recomeçamos. Não foi fácil e hoje vejo que não era necessário recomeçar, você pode simplesmente ir adaptando e se adequando conforme desenvolve a sua nova estratégia digital.
Passamos a enxergar o mercado com as suas nuances, com seus aspectos positivos e, principalmente, a lidar com os aspectos que detestávamos e que era nossa maior fonte de insegurança. E foi estudando essas instabilidades que conseguimos desenvolver nossos projetos e nossa estratégia para o mercado e para os clientes.
Este livro é sobre encontrar o seu caminho em meio ao caos. Por mais que você lute, o mercado não vai parar e esperar que você, no seu tempo, adeque-se às necessidades dele. A tendência é piorar, pois a cada minuto novas informações são geradas, surgem novas ferramentas e o que era eficiente ontem, já não é hoje.
Mas saiba que é possível lidar com essas dificuldades e que o resultado é gratificante. Se isso for realmente um objetivo e você definir suas metas, tenho certeza que você irá obter bons resultados. Se você quer, você precisa buscar.
O primeiro passo é aceitar que você precisa lidar com a instabilidade e que isso é normal.
Este livro irá fornecer ferramentas e dicas para que você encontre o seu lugar no mercado e desenvolva sua estratégia. Não perca tempo olhando tanto para o que as outras pessoas estão fazendo. O sucesso alheio deve ser admirado e servir de inspiração para que você realize os seus sonhos também. Hoje temos consciência de que perdemos muito tempo nos comparando e tentando fazer coisas que não gostávamos e que não era o que nós realmente queríamos naquele momento.
Guarde as suas energias para desenvolver os seus projetos.
Marketing Digital não é só Marketing Digital
Um pouco complicado, mas a verdade é que Marketing Digital é o nome que damos para uma outra coisa, uma camada na comunicação, uma dimensão que hoje faz parte do dia a dia das pessoas. Você deixou de "entrar" na Internet, para "estar" na Internet. Para muitos, as redes sociais definem a própria Internet.
Nesse sentido, Marketing Digital não é só Marketing. É um conjunto complexo de variáveis que envolve negócios, comportamento, comunicação e relacionamento. Não é uma simples evolução da Publicidade, não é só mais um novo meio de comunicação. É um elemento que integra pessoas, negócios e relacionamentos.
Quando ouvimos Marketing Digital, muitas vezes temos a impressão de que estamos fazendo marketing em um meio digital, sendo que o mercado é muito maior do que isso.
Isso acontece porque o relacionamento é muito superior ao relacionamento que anteriormente tínhamos com outro tipo de mídia. Quando você compara a Internet com TV, rádio, revista, você está comparando um pequeno elemento da Internet com outras mídias, mas não o conjunto.
O relacionamento no meio digital já é o principal meio de relacionamento para muitas pessoas. Não dá mais para chamar o ambiente de secundário.
Por conta dessa mudança, dessa revolução no processo de viver, nós acabamos absorvendo muitos dogmas da mídia. E com frequência eu vejo agências digitais tratando o Marketing como uma nova mídia. E, sim, é uma nova mídia, mas não é só isso.
Estando no ambiente digital, não é possível isolar o caráter mídia do restante. As pessoas estão imersas no digital em sua totalidade. Nós, como profissionais de Marketing Digital, precisamos compreender o contexto e, especialmente a nível de negócios, é necessário se adequar, e rápido.
Mente e Estratégia alinhados
Quando o assunto é estratégia digital, a sua mente precisa estar alinhada com suas ações. Você é cobrado como nunca, a exigência é enorme. A expectativa é cada vez mais alta porque os parâmetros de comparação foram elevados exponencialmente.
Com alguns segundos de busca você já tem parâmetros do mundo todo para comparar com algo que vai executar. Isso é bom e ao mesmo tempo é ruim. Se você não delimitar o escopo necessário de atuação, vai acabar expandindo os fatores de comparação para um limite que não deveria, o que faz com seus próprios projetos (e às vezes até a sua vida) fiquem travados.
O momento em que vivemos exige muito mais do que era exigido anteriormente. Exige mais porque nós temos mais. Mais informações, mais espaço (virtual), mais tempo (fazemos mais em menos tempo), mais ferramentas, mais opções e por aí vai.
Compreender o ambiente de caos e saber aplicar as devidas restrições ao que é exponencial, torna-se não só um benefício, mas uma ferramenta essencial para sobrevivência de negócios no ambiente digital.
Por que a sua estratégia está falhando?
Uma das formas mais inteligentes de aprender é através dos erros dos outros profissionais do mercado. Devido à falta de literatura atualizada, muitos dos erros não estão documentados em livros.
Justamente por isso acrescentamos os principais erros que cometemos e também o que vimos de forma recorrente nas consultorias e mentorias.
Falta de adequação de preços, não entender exatamente o mercado que você serve (Miopia de Marketing) e não compreender como gerar e comunicar resultados estão entre os principais motivos.
Após ler o livro você será capaz de identificar os pontos e também como se adequar estrategicamente