O Treinador De Futebol. Marco Bruno. Читать онлайн. Newlib. NEWLIB.NET

Автор: Marco Bruno
Издательство: Tektime S.r.l.s.
Серия:
Жанр произведения: Спорт, фитнес
Год издания: 0
isbn: 9788893986083
Скачать книгу
ensinar;

      – Onde ensinar;

      – Como ensinar;

      1. 

      É preciso dedicar-se principalmente aos objectivos focados no melhoramento do jogo da equipa.

      Defesa: reduzir tempo e espaço; disputar e cobrir; defesa em massa.

      Ataque: criação e exploração de espaços; passes e movimentos; ataque em massa.

      Isto independentemente duma estratégia de jogo. Cada jogador deve aprender a comportar-se eficientemente em qualquer situação.

      Habituar os jogadores a efectuar o cálculo certo:

      – Entre segurança e risco;

      – Das possibilidades; saber escolher e executar aquilo que melhor é numa particular situação. (melhor escolha).

      2. :

      Os jogadores devem exercitar-se para realizar acções de jogo em toda parte do campo. As melhorias do jogo de grupo em ataque deveriam obter-se a partir dos três quartos defensivos do campo, da mesma forma a melhoria do sistema defensivo deveria obter-se partindo dos três quartos de ataque. Julgo que seja oportuno efectuar exercitações posicionais nas diferentes zonas de campo ou seja nas zonas onde queremos que tais comportamentos venham realmente postas em prática no jogo.

      3. : os métodos que estão na base do ensinamento são:

      – Controle de jogo (ex: se uma equipa deve treinar e criar espaços na zona central do campo então o treinador deve limitar-se àquela zona);

      – Condições de jogo (ex: se tem que se concentrar no passe rápido é preciso impor o jogo anterior, se por acaso for possível, e seja como for um movimento continuo sem bola antecipadamente sobre a decisão do colega para poder dar-lhe a solução de passe ainda antes que receba a bola. Requer-se um arranque em ajuda é preciso impor que o jogador tenha que superar correndo o colega ao qual passou a bola);

      – Bloquear o jogo. É um método para demonstrar aos jogadores as vantagens e as desvantagens das suas posições.

      A este propósito é necessário que:

      a) Seja fixado um sinal visual a todos para bloquear o jogo (ex: duas apitadelas, mas sobre este ponto estou convicto que o sinal tenha que ser necessariamente visível como no jogo o treinador não pode utilizar o apito e daí os jogadores devem reconhecer visualmente uma situação comum para todos de forma que ao reconhecê-la, todos se comportem como estabelecido no treino);

      b) Os jogadores param para não alterar a situação do jogo que se pretende corrigir (convém parar o jogo para acentuar o tema tratado, mas não para tratar temas diferentes).

      – Corrigir e tentar novamente: depois de ter parado com o jogo é importante fazer repetir na forma correcta aquilo que foi feito de forma errada.

      – Pensar alto: trata-se de um método mediante o qual o treinador pensa em voz alta no lugar do jogador, antecipando as suas acções. Este método usa-se muitas vezes para tornar mais eficaz a repetição correctiva.

      O TREINAMENTO E O CRESCIMENTO

      Mediante o treinamento persegue-se o melhoramento das capacidades motoras. Algumas capacidades podem ser treinadas e melhoradas outras podem ser educadas e transformadas. Já dissemos que não é possível intervir sobre uma única delas sem influenciar positivamente ou negativamente as outras. Nos jogos desportivos é significativa a influência das várias capacidades na eficácia do gesto desportivo, este efeito produziu a noção do “regime de manifestação”. O regime de manifestação representa o modo de manifestar-se duma capacidade motora (ex: a resistência em regime de velocidade; a velocidade em regime de força), representa também o modo de manifestar-se na mistura dos factores do treinamento (ex: a preparação física no regime técnico, a preparação técnica no regime táctico).

      As componentes da preparação físico motor são:

      – A preparação física geral e multilateral, que realizada de forma particular e global, é particularmente focada às grandes funções do organismo, e é muito adequado aos jovens;

      – A preparação física especifica, que direcciona-se sobre as funções e sobre a motricidade próprias de qualquer jogador desportivo correspondente às solicitações das prestações de disputa, para obter depois do ciclo preparatório juvenil.

      A figura mostra que as prestações do jogador ou melhor a sua eficiência numa prova dependem de múltiplas habilidades, capacidades e qualidades, que se influenciam mutuamente.

      Componentes das capacidades de prestação do jogador (Weineck-Erlangen, 1994).

      A figura mostra que as prestações do jogador ou melhor a sua eficiência numa prova dependem de múltiplas habilidades, capacidades e qualidades, que se influenciam entre si.

      Na estrutura do rendimento representada na figura anterior, as capacidades condicionais são fundamentais, porque fornecem as bases para uma prestação técnica, táctica e psíquica estável durante a prova (Stiehler-Kinzag-Dӧblen, 1988).

      Para enfrentar seriamente os problemas do treinamento é preciso seleccionar três operações:

      A primeira consiste em definir as qualidades físicas dominantes no jogo de futebol:

      – A resistência em regime de força;

      – A velocidade (acelerações);

      – A destreza (capacidade de compreender e executar rapidamente movimentos complexos).

      Com a segunda, definir as características do esforço específico pedido no jogo de futebol. O esforço físico é caracterizado geralmente pelos seguintes parâmetros:

      • Intensidade

      • Duração

      • Complexidade

      • Processos metabólicos para a produção de energia.

      A intensidade do exercício físico deve ser relacionada à idade do registo civil do indivíduo; para indivíduos adultos uma indicação a adoptar é aquela de considerar a frequência da pulsação máxima por atingir respeitando:

      As fórmulas de Cooper:

      Fc Max = 220 – idade para as mulheres

      Fc Max = 205 – (idade/2) para os homens

      Ou então a formula de Karvonen. Fc Max = 220 – frequência em repouso ou melhor ainda, a fórmula de Tanaka. Fc Max = 208 – (0,7 x idade)

      É preciso recordar que:

      – Entre os 50-60% da Fc Max, realiza-se um trabalho moderado;

      – Entre os 60-70% da Fc Max, realiza-se um grande trabalho, dito também (cardiotraining);

      – Entre os 70-80% da Fc Max, realiza-se um trabalho no sob limite aeróbico próximo do limiar;

      – Entre os 80-90% da Fc Max, realiza-se um trabalho no limite anaeróbico;

      – Alem de 90% realiza-se um trabalho máximo (pouco aconselhável).

      

      • Curto ou longo;

      • Continuo ou variável;

      • Com ou sem interrupção.

      

      • Simples (ex: a maratona);

      •