Após curtas invocações, surpreendo-me ao encontrar dentro do livro sagrado um selo da Virgem Maria. Observo as linhas que traçam o seu perfil, o olhar emanado para o céu, a magnificência com a qual o menino repousa sobre o seu ombro, inconsciente do destino que o aguarda. O rapaz chama-me. Deixo a Bíblia quase na beira da escrivaninha. Guardo o selo no bolso da camisa e saio. A comida está salgada, mas não reprovo o menino. O queijo, pelo contrário, esmaga-se no meu paladar, atenuando a sensação salgada. A doce amargura do vinho compensa o choque destes extremos.
*
QUINTA ESTAÇÃO
Estou atento à atitude do miúdo, cujo lábio demonstra um traço de mímica que me permite pressentir a sua intenção de falar.
“Padre, estive a pensar sobre o que falámos ontem e não quero ir para o inferno. Quero cumprir as ações impostas por Deus”.
Olho para ele, surpreso. As suas palavras são um apoio para suportar este fardo que me atormenta, para fechar de uma vez esta persiana pesada do desejo que se mostra como uma escapatória fácil, imprudente, tentadora e prejudicial, e acabar, finalmente, com as minhas intenções.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.