RESUMO ESTENDIDO
Uma Breve História do Tempo
(A BRIEF HISTORY OF TIME)
BASEADO NO LIVRO DE
Stephen Hawking
RESUMO ESCRITO POR
CONTEÚDO
CAPÍTULO 02: Surgimento Do Universo
CAPÍTULO 03: O Modelo Do Big Bang
CAPÍTULO 04: O Modelo Da Teoria Da Inflação
CAPÍTULO 05: Duas Teorias Parciais Fundamentais
CAPÍTULO 06: As Forças Que Organizam O Universo
CAPÍTULO 07: Uma Teoria Especialmente Chocante: A Relatividade
CAPÍTULO 08: A Ideia De Espaço-Tempo
CAPÍTULO 09: Relatividade E Gravidade
CAPÍTULO 12: A Direção Do Tempo
CAPÍTULO 13: Buracos Negros: Uma Curiosidade Espacial
CAPÍTULO 14: É Possível Viajar No Tempo?
CAPÍTULO 16: É Possível Uma Teoria Unificada Sobre O Universo?
CAPÍTULO 17: É Possível Uma Teoria Unificada?
CAPÍTULO 18: Por Que As Teorias São Importantes?
CAPÍTULO 19: A Evolução Do Conhecimento Sobre O Universo Em Poucas Palavras
INTRODUÇÃO
A origem e o destino do Universo é um assunto que desperta curiosidade e move a reflexão. “Uma Breve História do Tempo” lida exatamente com esses temas. Os diferentes modelos do Universo através do tempo e o surgimento de teorias da gravidade, relatividade e mecânica quântica, são algumas das explicações abordadas.
Através da apresentação de teorias da evolução do conceito de espaço-tempo, buracos negros, viagens ao passado ou ao futuro e a busca de uma teoria unificada do Universo, o leitor se apresenta a este mundo emocionante cujos mistérios levaram a muita especulação.
Uma abordagem divertida e diferente que permite o acesso a uma compreensão global do ponto em que a pesquisa está localizada e do que é esperado no futuro.
CAPÍTULO 01: NO COMEÇO ...
A natureza mostra permanentemente sua grandeza e faz os humanos sentirem sua pequenez. A visão de um céu noturno nos torna conscientes de que são parte de um universo que se mostra misterioso aos nossos olhos. De onde viemos? O que são estrelas e como elas estão ligadas? Qual é o lugar da mecânica quântica e do pequeno universo de átomos e partículas subatômicas no mundo?
Em “Uma Breve História do Tempo”, Stephen Hawking, seu autor, começou a elaborar uma explicação de porque o Universo é do jeito que é. Uma análise dos postulados da ciência e outras ideias nas quais sempre acreditamos é apresentada. Nesses conceitos, são analisadas sinergias e contradições entre diferentes teorias da física, bem como muitas inconsistências e questões que nos fazem pensar que não existem unificações. Não existe uma explicação única, mas visões diferentes do que aconteceu. Mas há uma verdade central: existem leis racionais que governam o universo. E os homens podem descobrir e entender essas leis.
Você encontrará neste livro uma história que varia de Big Bang a buracos negros, uma história que também aborda múltiplos mistérios inexplicáveis que perturbam cientistas e pessoas curiosas. De onde vem o universo? Como começou? Por que surgiu? Terá um fim? Quando e como? Essas são algumas das perguntas que direcionam o conteúdo deste livro.
Um estilo simples e acessível a todos os leitores, permitirá que você entenda o que parecia incompreensível. E mesmo que você não tenha conhecimento científico ou mentalidade, entenderá esse lado do conhecimento humano que abrange todos nós.
Talvez em muitos anos vamos conseguir determinar se este maravilhoso universo apenas está começando ou se quase se completa.
CAPÍTULO 02: SURGIMENTO DO UNIVERSO
O princípio do universo é um assunto discutido historicamente. Algumas cosmologias primitivas e a tradição judaico-cristã consideram que ela começou em um passado não tão distante. As questões sobre se o Universo tem um começo no tempo e se é limitado no espaço foram analisadas por filósofos de todos os tempos.
Em sua obra “Crítica da razão pura”, Immanuel Kant se refere ao universo posicionado em antinomias. O filósofo argumentou que havia argumentos válidos para acreditar que o Universo tem um começo (a tese de sua antinomia) e também para sustentar que o Universo sempre existiu (a antítese da antinomia). Ambos os argumentos são baseados no infinito do tempo. O tempo continua para trás indefinidamente, independentemente de o Universo sempre existir. Portanto, a posição de Kant não estabeleceu definições úteis ou concretas sobre a origem.
Múltiplas explicações metafísicas e religiosas de como o Universo se originou surgiram na história. A maioria das pessoas acreditava em um universo estático e imóvel, criado por Deus. Essas teorias mantiveram o conceito de um universo imóvel, e a preocupação em descobrir sua origem é limitada ao sujeito ou força responsável por sua criação. Ou seja, a discussão foi posta em termos