2 segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (A menção de Deus, o pai de Javé; o espírito – um conceito volumoso, incluindo o estado hipnótico, o caráter do homem, suas habilidades, etc.; Jesus Cristo e seu sangue, o sangue tem um significado sagrado).
3 Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para a esperança viva. A questão é: por que então matá-lo?! portanto, é um espetáculo, porque o final de Javé deve ser conhecido religiosamente).
4 uma herança incorruptível, pura, indestrutível, guardada nos céus para vós; os antigos acreditavam que” no céu “viviam” deuses, que só faziam o trabalho de verificar seu “povo escolhido”, não tinham mais nada para fazer!).
5 pelo poder de Deus, pela fé, os que são guardados para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos. (“Pelo poder de Deus, pela fé dos que são guardados para a salvação”).
6 regozijai-vos, pois, por isso, agora, se for necessário, lamentai-vos um pouco por várias tentações; Alegrai-vos, pois, um pouco por várias tentações, e regozijai-vos.
7 para que a vossa fé provada seja mais preciosa do que o ouro que perece, ainda que provado pelo fogo, para louvor, honra e glória na aparição de Jesus Cristo.
8 a quem, não tendo visto, amais; e a quem, não vendo até agora, mas crendo, vos regozijais com alegria inefável e gloriosa; (o principal para os apóstolos e sacerdotes é a fé, isto é, primeiro a sugestão e depois a auto-sugestão).
9 alcançando finalmente, pela fé, a salvação das vossas almas. (A fé salvará as almas).
10 esta salvação incluía a busca e a investigação dos profetas, que profetizavam a respeito da Graça que vos fora designada.
11 investigando a que e por que tempo o espírito de Cristo que estava neles indicava, quando ele predisse os sofrimentos de Cristo e a glória que se lhes seguiria. (O” espírito “pressagia alguma coisa, em estado de transe hipnótico, os profetas falavam o que quisessem, mas seus comentadores (os sacerdotes hipnotizadores dos bastidores)” profetizavam” como lhes convém.)
12 foi-lhes revelado que não a eles mesmos, mas a nós servia o que agora vos foi anunciado pelos que vos anunciam o evangelho do Espírito Santo, enviado do céu, no qual os anjos desejam penetrar. (Os anjos são os mensageiros e os hipnotizadores dos bastidores).
13 Portanto, tendo cingido os lombos do vosso entendimento, Vigiai plenamente na graça que vos é dada na aparição de Jesus Cristo. (Pede-se que confiemos “na graça que vos é dada na aparição de Jesus Cristo”).
14 Como filhos obedientes, não vos conformeis com as concupiscências anteriores, que na vossa ignorância,
15 mas, segundo o exemplo do Santo que vos chamou, também vós mesmos Sereis santos em todas as obras. (O” Santo que vos chamou "-isto é, o hipnotizador-sacerdote-deve ser” santo em todas as ações”, isto é, obediente e obediente).
16 Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (Submissão e “santidade”).
17 e se chamais pai daquele que julga a cada um segundo as suas obras, passai com temor o tempo da vossa peregrinação.
18 sabendo que com prata ou ouro não perecíveis fostes redimidos da vida vÃ, que vos foi entregue pelos vossos pais; (analogia com a “prata ou ouro não perecíveis”, que se opõe à vida vÃ, que vos foi entregue pelos vossos pais).
19 mas o precioso sangue de Cristo, como um Cordeiro imaculado e puro (o"precioso” sangue de Jesus Cristo (“Cordeiro imaculado e puro”) é contrastado com a vida em rede dos antepassados dos judeus).
20 antes da criação do mundo, mas que apareceu para vocês nos últimos tempos (supostamente Jesus veio ao mundo para ser um “Cordeiro imaculado e puro”).
21 que por ele creram em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, para que tivésseis fé e confiança em Deus. (Todos os tipos de subterfúgios verbais destinados a incutir fé no sacrifício expiatório que Javé supostamente fez na forma do sacrifício de seu filho).
22 pela obediência à verdade, pelo Espírito, tendo purificado as vossas almas para o amor fraternal não fingido, amai-vos constantemente uns aos outros com puro coração, (o uso da palavra “espírito”, que tem muitos significados, incluindo o estado hipnótico).
23 como os que são regenerados, não da semente perecível, mas da incorruptível, da palavra de Deus, que vive e permanece para sempre. (Todos os tipos de subterfúgios verbais destinados a incutir fé no sacrifício expiatório que Javé supostamente fez na forma do sacrifício de seu filho).
24 Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória dos homens como a flor da erva; a erva seca, e a sua flor se tornou opala.
25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que vos foi pregada. (A palavra do Senhor é a palavra do Senhor).
Capítulo 2
1 portanto, deixando de lado toda a malícia, e toda a astúcia, e hipocrisia, e inveja, e toda a calúnia,
2 como bebês recém-nascidos, amai o leite puro da palavra, para que dele cresçam para a vossa salvação. (analogias e comparações).
3 porque provastes que o Senhor é bom. (Você foi ensinado que o Senhor Deus está fazendo tudo para o bem).
4 chegando-se a ele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus, preciosa;
5 e vós mesmos, como pedras vivas, edificai de vós uma casa espiritual, um sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais favoráveis a Deus por Jesus Cristo. (O conceito de” sacerdócio Sagrado” aplica-se aos apóstolos e a Jesus Cristo).
6 porque está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa; e quem nela crê não será envergonhado. (Referências permanentes às escrituras judaicas).
7 Esta, pois, é para vós, crentes, uma pedra preciosa; mas para os incrédulos, a pedra que os edificadores rejeitaram, mas que se tornou a pedra