Manual de biometria para avaliaçao do desempenho humano. Fernando Pompeu. Читать онлайн. Newlib. NEWLIB.NET

Автор: Fernando Pompeu
Издательство: Bookwire
Серия:
Жанр произведения: Математика
Год издания: 0
isbn: 9788468544847
Скачать книгу
dia, motivando-me a seguir sempre em frente.

      •Aos queridos netos João, Pedro, Miguel e Kaio pela esperança em um mundo melhor.

      •Aos meus pais Gilberto e Anamaria pelo amor e pela educação baseada nos mais nobres valores humanos.

      •Aos mestres Paulo Sérgio Chagas Gomes, Maurício Leal Rocha, Atila Flegner, José Rizzo e Ney Guimarães com profunda gratidão pela generosidade desses em participar da minha formação acadêmica.

      •Aos colegas Pedro Ribeiro, Marcelo Neves, Waldyr Ramos, Rosemary Casanova, Manoel Coutinho e Andrea Deslandes pela amizade, confiança e incentivos. Foi uma honra e um momento de engrandecimento pessoal trabalhar com esses nobre colegas.

      PREFÁCIO

      Este manual foi elaborado para facilitar a administração dos testes de campo e de laboratório. No primeiro capítulo tratou-se dos conceitos que são adotados na área da Cineantropometria. No segundo capítulo foram apresentadas técnicas para medidas antropométricas, com ênfase no estudo da composição corporal, da proporção e do somatotipo. No terceiro capítulo tratou-se da postura, onde foram apresentadas técnicas para avaliação individual ou em grupo. No quarto, foram descritos procedimentos para o estudo do crescimento e da maturação biológica, com o objetivo de adequação dos programas de iniciação desportiva e de triagem de talentos para o desempenho de alto rendimento. No quinto capítulo, foram apresentados protocolos de testes ergométricos, detalhando-se os procedimentos para medida direta das trocas gasosas, inferência da potência aeróbia máxima, determinação do limiar anaeróbio, eficiência mecânica e da capacidade e potência anaeróbia. No último capítulo, sugeriu-se uma bateria de testes para avaliação da aptidão motora. Tal bateria foi elaborada e aprimorada de forma cuidadosa através da aplicação dessa em mais de 5.000 indivíduos. Consta, também, deste manual uma lista de bibliografias para facilitar o estudo da área aqui abordada.

      O autor deste texto apresenta experiência na avaliação indivíduos treinados e sedentários. É especialista em Fisiologia do Exercício, ocupa hoje o cargo de Professor Titular (Catedrático) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, também, o coordenador do Laboratório de Biometria (LADEBIO/UFRJ). O autor iniciou-se na área das Biciências aplicadas às atividades físicas como Monitor de Biometria, quando recebeu a cuidadosa supervisão do prof. José Rizzo. O autor completou o Mestrado na área de Biociências e Atividade Física na UFRJ; ocasião em que teve a oportunidade de aprimorar suas técnicas através de cursos oferecidos pelos professores José Ney Ferraz Guimarães; Attila Josef Flegner e Maurício Leal Rocha. Obteve, em 2001, o título de Doutor, na área de Biodinâmica do Movimento Humano da Universidade de São Paulo, com a orientação do professor Paulo Sérgio Chagas Gomes. Recentemente, em 2018, o autor completou um estágio pós-doutoral no History and Philosophy of Science Department da prestigiosa Universidade Cambridge no Reino Unido. Seguindo o exemplo de seus mestres, o autor intenta despertar o interesse pela avaliação do desempenho humano e colaborar na formação dos jovens profissionais da área das ciências do esporte.

      CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

      Nesse capítulo serão apresentados os termos e definições adotadas na área de biometria, assim como, os procedimentos para a organização e execução de uma bateria de testes. É aconselhável que o leitor busque informações mais aprofundadas sobre as ferramentas estatísticas para o controle de qualidade dos testes, que encontram-se em cursos e livros de estatística aplicada às ciências do esporte.

      1.1. Conceitos e definições empregadas na Cineantropometria

      1.1.1. Cineantropometria

      É a ciência que tem como tema central a medida do homem, em sua perspectiva morfológicas para o estudo dos fatores que influenciam o movimento nas suas mais variadas formas (Quadro 1.1).

      Quadro 1.1: Aspectos e considerações relativos à Cineantropometria.

AspectoConsideração
IdentificaçãoCineantropometria é a mensuração do movimento humano.
EspecificaçãoÉ o estudo do tamanho, forma, proporção, maturação e função do corpo humano.
AplicaçãoTem aplicação para o entendimento do crescimento, da fisiologia do exercício, do desempenho esportivo e nutrição.
RelevânciaApresenta aplicação em medicina, educação e em saúde pública.

      1.1.2. Medida

      É uma grandeza determinada que serve de padrão (modelo) para a comparação com outras grandezas.

      1.1.3. Teste

      É o método empregado para medir.

      1.1.4. Análise

      É o processo filosófico que parte do simples para o complexo, ou dos efeitos às causas. A análise parte da fragmentação do todo em suas partes, para o exame de cada uma dessas partes, a fim de se compreender o todo.

      1.1.5. Avaliação

      Processo de julgamento e tomada de decisão, baseado na análise dos dados qualitativos e quantitativos, com a finalidade de traçar planos e administrar tal planejamento para se atingir metas exequíveis.

      PLANO

      AVALIAÇÃO EXECUÇÃO

      1.2. Cuidados administrativos para a condução de testes

      São três os tipos de avaliações que poderão ocorrer em diferentes momentos.

      1.2.1. Avaliação diagnóstica

      É a avaliação realizada para o conhecimento da situação em que se encontra um indivíduo ou grupo, em relação a uma ou diferentes variáveis, no início do programa.

      1.2.2. Avaliação formativa

      Avaliação formativa ocorre durante todo o decorrer do processo para informar como o objeto de estudo está respondendo à intervenção. Essa avaliação objetiva dinamizar ao máximo o processo de treinamento ou de ensino.

      1.2.3. Avaliação somativa

      Com esta modalidade de avaliação o professor/treinador procura analisar o aluno/atleta no final do processo, a fim de atribuir um conceito ou nota final de acordo com as respostas obtidas em relação ao objetivo traçado no início do programa.

      1.2.4. Fases de aplicação de um teste

      Divide-se as fases dos testes em Fase Preparatória, na qual seleciona-se e planeja-se os teste; Fase de Aplicação, na qual executa-se os testes; e Fase de Análise, na qual analisa-se os resultados e avalia-se os sujeitos.

      1.2.4.1. Fase preparatória ou pré-teste

      Os cuidados administrativos relacionados a esta fase devem considerar:

      •O testado (quem? por quê? para que? e onde?);

      •Os critérios de autenticidade científica para a seleção de um teste;

      •Equipamentos e materiais;

      •Espaço físico;

      •Pessoal qualificado;

      •Comunicação das instruções (fichas, desenhos, ilustrações, fotografias entre outros);

      •Segurança;

      •Divisão do grupo a ser avaliado;

      •Registros das informações (fichas de coletas de dados e padronização da unidade de medida a ser registrada);

      •Horário e condições ambientais;

      •Arrumação do local;

      •Estudo piloto;

      1.2.4.2. Fase de aplicação ou intra-teste

      Nesta