Mas a bíblia não nos mantém ignorantes a respeito das atividades de ocorrem nas horas da noite. Jó disse:
"Não anseie pela noite, quando o povo é tirado de seus lares"
Jó 36:20
O salmista chama a isso de “o pavor da noite” (Salmos 91:5). E Jesus disse que a noite é quando o inimigo semeia o joio no meio do trigo (Mateus 13:25). Você pode não acreditar nisso, mas a maioria dos problemas pelos quais estamos passando durante o dia, foram primeiro colocados em nossas vidas por forças demoníacas enquanto estávamos dormindo. E você sabia que quase tudo sobre essa vida é decidido no reino espiritual antes de ser manifestado no físico? Isso explica por que alguns de nós sempre verão coisas (bênçãos ou problemas) nos sonhos ou visões antes de os recebermos fisicamente. Isso ocorre com você? O mesmo ocorre com os dardos do maligno. Primeiro eles são disparados no reino espiritual antes de serem manifestados fisicamente.
Nada acontece como parece. Existe sempre uma causa no reino espiritual, depois surtindo efeito no mundo físico. Devemos acordar e começar a controlar nossas noites através de orações. É nelas onde encontramos o campo de batalha. E nossas façanhas aqui irão determinar o quão grandiosos, poderosos, prósperos e saudáveis nos tornaremos durante o dia.
Iremos tomar por base os exemplos bíblicos de grandes homens e mulheres (incluindo Jesus) os quais venceram suas batalhas da meia noite e, consequentemente, controlaram os seus dias.
Fui encorajado a produzir esse trabalho por conta da retorno que recebi após a publicação dessa mensagem em partes nas minhas colunas nos jornais da Nigéria, entre outros. Obtive respostas de lugares distantes como Canadá, Estados Unidos, Europa e, claro, Nigéria. Uma escritora canadense renomada que leu o artigo na internet ficou tão entusiasmada que me escreveu dizendo que era justamente durante as horas da noite onde ela recebia ataques de agentes satânicos. Disse que concordava com tudo o que eu havia escrito.
Sim, os princípios espirituais são universais. Os modos e métodos de operação podem variar de lugar para lugar, mas os princípios são basicamente os mesmos. Ainda é aquele velho Satanás e sua perversa horda do mal. Nós sabemos que a batalha é entre o reino de Deus e o de Satanás. O campo de batalha é o homem. A peleja é sobre quem irá controlar as atividades e o destino do homem.
Ao passo que a influência de Deus na vida do homem é benéfica, o diabo e seus agentes detestam o homem. Eles odeiam e sentem ciúmes dele, pois sabem que Deus tem uma provisão ele. Eles conhecem o lugar do homem no programa de Deus. Eles estão cientes do maravilhoso e bem-aventurado destino que Deus tem preparado para o homem, então, eles batalham dia e noite para ver como esse plano pode ser obstruído. Lembre que eles (Satanás e os governantes das trevas) são anjos caídos. Eles estiveram com Deus antes até que foram banidos para a terra por causa de sua desobediência. Então, o que ressaltamos aqui é a madrugada é a arena principal para essa grande batalha entre esses reinos. Jesus fala assim sobre isso:
"O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." João 10:10.
E você sabe que o ladrão sempre desejará agir durante a noite, quando não será visto ou desafiado. Assim também age nosso inimigo, Satanás. Agora, deixe-me levá-lo ao que interessa, que é olhar os exemplos bíblicos de grandes homens e mulheres, os quais lutaram as maiores batalhas de suas vidas durante a madrugada. Vamos começar com nosso grande mestre e exemplo perfeito, Jesus Cristo.
Jesus
Ele lutou e venceu todas as Suas batalhas enquanto esteve na terra. Quando estava para começar Seu ministério terrestre, Ele se afastou para um lugar ermo para jejuar por quarenta dias e quarenta noites. Quando seus críticos O confrontaram, Ele usou a palavra de Deus e a palavra dos profetas. A fim de converter os incrédulos, operou milagres, sinais e prodígios. Depois, a fim de desalojar demônios, Ele os repreendeu e os expulsou. Porém, quando Ele finalmente chegou ao ponto de seu último sacrifício pela humanidade, de novo batalhou durante a madrugada. É o que costumo chamar de “Batalha do Getsêmani”.
A Batalha do Getsêmani
A batalha para salvar o homem foi travada e vencida por Jesus durante a madrugada no bosque de oliveiras chamado Getsêmani. Nesse ponto, a realidade e o peso daquilo que Ele obteve veio pesadamente sobre Ele. E Ele teve uma escolha a fazer: continuar com Seu projeto, ou retroceder. Escolheu permanecer firme e beber o cálice diante de Satanás, do pecado, e dEle mesmo. Foi uma noite que O conduziu para as 12 últimas horas de Sua vida. Contudo, isso foi crucial para toda a ideia de salvação. Acredito que a batalha principal para salvar o homem foi na verdade travada aqui, no “Front do Getsêmani”. O que aconteceria depois na cruz seria apenas a consumação do processo. Vamos ver sobre isso em Mateus 26:34-46:
“Pedro!, respondeu Jesus, 'asseguro-lhe que ainda esta noite, antes que o galo cante, você me negará três vezes'. ‘Não!’, Pedro insistiu, 'Mesmo que eu tenha que morrer com você, eu nunca te negarei!' E todos os discípulos disseram o mesmo. Então Jesus os levou para um jardim de oliveiras chamado Getsêmani e disse, 'Sentem-se aqui enquanto vou ali orar.' Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e angustiar-se. Disse então a eles, 'a minha alma está profundamente triste. Fiquem aqui e vigiem comigo."
"Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou, 'meu Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice. Contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres'. Então, voltou aos discípulos e os encontrou dormindo. Perguntou a Pedro, 'vocês não puderam vigiar comigo nem uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca!' E retirou-se outra vez para orar, 'meu pai, se não for possível afastar de mim esse cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.' Quando voltou, os encontrou dormindo de novo, porque seus olhos estavam pesados. Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Depois, voltou aos discípulos e lhes disse, 'Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora, eis que o filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se e vamos. Aí vem aquele que me trai!"
Tive que descrever toda a história para que vocês pudessem entender o que estou falando. Foi durante a noite que Jesus levou seus seguidores mais próximos para um jardim de oliveiras a fim de travar a batalha da meia noite. Contudo, foi uma batalha árdua. Ele teve que decidir entre continuar o plano da salvação ou desistir. O que O aguardava entre o Getsêmani e o domingo de Páscoa estava transtornando Sua face. Ele estava para passar por uma experiência terrível – o antagonismo dos judeus, a traição dos discípulos, a negação, o abandono. Estava para receber as 39 chibatadas, receber uma coroa de espinhos, uma lança transpassando seu lado, escárnio, unhas afiadas e, finalmente, a sepultura.
A realidade desses acontecimentos vieram à Sua mente e Ele decidiu ficar alerta e batalhar madrugada adentro. Ele sabia que seria um show da meia noite, e imediatamente se prontificou a prosseguir, dizendo rapidamente a seus discípulos, “Levantem-se e vamos”. Ele sabia que havia vencido a batalha no espírito, e, como resultado, estava plenamente preparado para encarar os desafios espirituais. Isso é exatamente o que acontece a um guerreiro da oração da meia noite. Ele/ela está sempre destemido(a) e pronto(a) para enfrentar qualquer situação durante o dia. Você sempre se sentirá corajoso e confiante de que toda e qualquer circunstância irá trabalhar a seu favor, no fim das contas.
A fim de compreender melhor essa mensagem, sugiro que você assista ao filme (caso ainda não o tenha feito) ‘Paixão' de Mel Gibson. Ali, você verá geograficamente o que transpirou entre Jesus e o diabo no Getsêmani. Satanás quase prevaleceu diante da ideia de Jesus evitar o sacrifício da cruz. Mas Jesus resistiu ao diabo e, consequentemente, venceu a batalha daquela noite. Embora a batalha ocorra na madrugada,