O problema é que não há como saber, exatamente, o que nossos distantes ancestrais estavam realmente comendo. Eles também comiam alimentos diferentes, dependendo de onde estavam no mundo.
Então, como funciona a dieta paleo em relação a isso?
Simples. Funciona com base no fato de que estes caçadores-coletores faziam uma dieta composta por alimentos integrais.
O período paleolítico em que a dieta é baseada também foi pré-agrícola. Isto significa que, de acordo com a dieta Paleo, muitos dos alimentos que comemos hoje não teriam estado por perto dos nossos ancestrais. Acredita-se também que estes alimentos coloquem pressão no trato digestivo.
A teoria por trás disto é que a agricultura se desenvolveu muito rapidamente para que nossos corpos se adaptassem naturalmente a ela. Isto resulta em alimentos processados que seu corpo não pode manipular adequadamente, e que farão você ganhar peso quando ingeridos.
O mantra da dieta Paleo é que se um homem das cavernas não comeu algo, você também não deveria. Embora este mantra não pareça muito difícil, ele exclui a maioria da dieta moderna.
Alimentos que foram colhidos usando processos agrícolas, como grãos e leguminosas, precisarão ser cortados. Os homens das cavernas também não criaram gado, então esta é uma carne que você também pode ter que se livrar . Frutas e legumes precisarão ser orgânicos, e o sal é reduzido na dieta.
Por quê?
Os homens das cavernas não tinham sal por perto para temperar sua comida. Eles comiam apenas alimentos orgânicos porque não havia fertilizantes, e o gado não era algo que eles mantinham em um curral, ao lado de suas cavernas.
Se neste momento, você está pensando que esta dieta é louca, é bom saber que há algumas variações. Ao longo dos anos, as pessoas perceberam que é realmente difícil manter uma dieta paleo rigorosa, e algumas variações surgiram. Então, a dieta ainda pode ser algo que você possa considerar!
Se você considerou os alimentos que são descontados da dieta, e pensou que se parecem muito com os de uma dieta low-carb, você está certo. Ambas as dietas, low-carb e Paleo, se concentram em cortar carboidratos e substituí-los por alimentos ricos em nutrientes. É aí que as semelhanças nas dietas geralmente terminam.
A dieta Paleo também cortará outros alimentos, como laticínios, porque os homens das cavernas não ordenhavam nenhum animal. Dietas low-carb, como a dieta Keto, terão maior teor de gordura do que a dieta Paleo, o que afeta seu corpo de uma maneira diferente. Se você comparar a dieta Paleo com a dieta Keto, você também vai perceber que a primeira contém um maior teor de carboidratos. Isto se deve à inclusão de vegetais com amido, o que é algo do qual a Keto mantém distância.
Dietas low-carb também são focadas, geralmente ,nos macronutrientes, como gordura, carboidratos e proteínas. Isto muitas vezes resulta em contagem de nutrientes, e na necessidade de registrar o que você está comendo em cada refeição. Isto pode ser muito irritante e trabalhoso, mas é algo que você pode evitar completamente com a dieta Paleo.
A dieta Paleo corta completamente os alimentos processados e baseados na agricultura. Depois disso, você foca mais na qualidade dos alimentos, e não nos macronutrientes. Embora ter uma dieta equilibrada seja importante, você não precisa contar a quantidade de proteína que você obtém, ou qual porcentagem de sua dieta é gordura.
Esta falta de rastreamento alimentar torna mais fácil para muitas pessoas entrarem na dieta Paleo. A única pergunta para as pessoas que analisam a low-carb ou a Paleo é se você vai estar perdendo peso na dieta?
Você Vai Perder Peso?
A maioria das pessoas recorre a uma dieta quando quer perder peso. Embora existam muitos outros benefícios em comer os alimentos certos, a perda de peso é a mais procurada.
A dieta Paleo ajudará você a perder peso?
A resposta é que a maioria das pessoas vai perder peso enquanto está na dieta Paleo. Obviamente, existem pessoas que não perdem peso, mas este é um risco que você corre com qualquer dieta.
A dieta Paleo ajuda você a perder peso, aumentando a ingestão de proteínas, diminuindo os carboidratos, diminuindo o açúcar e eliminando os alimentos processados da sua dieta. Você também reduzirá naturalmente sua ingestão calórica quando estiver nesta dieta.
Aumentando a Proteína
Quando você come como um homem das cavernas, aumenta a quantidade de proteínas em sua dieta. Agora, você pode estar se perguntando sobre isto por causa da falta de carne bovina, mas a proteína é encontrada em mais do que esta carne. Peixe, nozes e outros alimentos fornecerão a proteína necessária.
Este aumento é importante para a perda de peso, pois tem o potencial de aumentar seu metabolismo. Mais proteína também reduzirá seu apetite geral e ajudará a controlar os hormônios que regulam seu peso.
A dieta Paleo média consistirá em calorias que são de 25% a 30% de proteína. Isso é muito superior à dieta ocidental moderna média.
Reduzindo Carboidratos
Embora a dieta Paleo não diminua sua ingestão de carboidratos tanto quanto uma dieta baixa em carboidratos, você ainda estará comendo menos do que o normal. Reduzir a ingestão de carboidratos é uma maneira bem conhecida de começar a perder peso. De fato, existem mais de 20 estudos diferentes que descobriram que dietas com pouco carboidrato são mais eficazes para perda de peso do que uma dieta com baixo teor de gordura.
Como a dieta Paleo corta trigo e outras fontes comuns de carboidratos, sua ingestão geral será reduzida. A redução de carboidratos variará dependendo da variação desta dieta que você optar por aderir.
É importante lembrar que os carboidratos não são completamente ruins para você. No entanto, restringir a quantidade pode ajudar a perder peso.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.