O problema é não ser possível saber exactamente o que os nossos antepassados comiam.Para além disso, a sua alimentação também dependia da região que habitavam.
Como é que a dieta paleo contorna este problema?
É simples. Ela baseia-se no princípio de que estes caçadores-recolectores se alimentavam de alimentos integrais.
A era do Paleolítico, em que a dieta se baseia, é também anterior à descoberta da agricultura. Isto significa, partindo dos princípios desta dieta, que muitos dos alimentos que temos hoje à nossa disposição não existiriam para os nossos antepassados. Ela também assume que estes alimentos fazem o nosso sistema digestivo entrar em esforço.
A teoria por detrás deste princípio é que a agricultura evoluiu demasiado rapidamente para que o nosso corpo tivesse tempo de se adaptar a ela de forma natural, o que resultou em alimentos processados que ele não consegue digerir correctamente e que nos levam a ganhar peso quando o fazemos.
O mantra da dieta paleo é: se determinado alimento não era comido por um homem das cavernas, tu também não o deves comer. Isto pode não parecer muito radical, mas o facto é que ficam assim excluídos a maior parte dos alimentos que compõem a dieta moderna.
Alimentos que são produzidos através de processos agrícolas, tal como cereais, grãos e leguminosas, são excluídos da dieta. Os homens das cavernas não tinham animais domésticos e, como tal, também terás de deixar de comer este tipo de carnes. Frutas e vegetais têm de ser de produção biológica e o consumo de sal reduzido.
Porquê?
Os homens das cavernas não tinham sal à sua disposição para temperar as comidas. Eles só comiam alimentos de produção biológica porque não havia adubos, e ninguém tinha um estábulo na sua caverna para ter animais domésticos.
Se, por esta altura, estás a pensar que esta dieta é só para gente doida, é altura de te dizer que ela tem algumas variações. Ao longo dos anos, as pessoas têm vindo a perceber que é muito difícil manter uma dieta estritamente paleo e portanto surgiram algumas variantes. Assim sendo, não desistas já!
Se agora ficaste a pensar que a dieta paleo acaba por ser muito semelhante a uma dieta low carb, tens razão. Tanto a dieta low carb como a paleo eliminam os hidratos de carbono, substituindo-os por alimentos ricos em nutrientes. Mas, no geral, isto é a única coisa que estas dietas têm em comum.
A dieta paleo também exclui outros alimentos, como por exemplo os lacticínios, uma vez que os homens das cavernas não ordenhavam os animais. Dietas low carb, como por exemplo a dieta cetogénica, têm mais gordura do que a dieta paleo, e isto vai afectar o teu corpo de forma diferente. Se comparares a dieta paleo com a dieta cetogénica, vais também reparar que a paleo inclui mais hidratos de carbono. Isto tem a ver com a inclusão de vegetais ricos em amidos, que a dieta cetogénica elimina.
As dietas low carb focam-se geralmente em macronutrientes como gorduras, hidratos de carbono e proteínas. Isto normalmente implica que é necessário contar calorias e manter um diário dos alimentos ingeridos. Isto é um processo fastidioso e demorado, e é algo que podes evitar ao seguir a dieta paleo.
A dieta paleo exclui na totalidade alimentos processados e provenientes de processos agrícolas. Quando deres este passo, vais acabar por te focar mais na qualidade dos alimentos e não nos seus macronutrientes. Embora seja importante manter uma alimentação equilibrada, não é necessário contabilizar as quantidades de proteína que ingeres ou calcular que percentagem da tua dieta se compõe de gordura, por exemplo.
O facto de não ser preciso contar calorias torna esta dieta mais fácil de seguir. Para quem está a considerar a dieta low carb ou paleo, a questão que resta é: vais perder peso se seguires uma delas?
Vou emagrecer?
A maior parte das pessoas pensa em fazer uma dieta quando quer emagrecer. Apesar de ingerir os alimentos certos trazer muitos outros benefícios, aquele em que a maior parte das pessoas está interessada é na perda de peso.
A dieta paleo vai ajudar-te a emagrecer?
A resposta é: a maior parte das pessoas que segue a dieta paleo perde peso. Claro que há algumas com quem isto não acontece, mas isto é um risco que qualquer dieta comporta.
A dieta paleo ajuda-te a perder peso através do aumento da ingestão de proteína, da redução de hidratos de carbono e de açúcar, e através da eliminação de alimentos processados.
Aumentando a ingestão de proteína
Ao comer como os homens das cavernas, acabas por aumentar a quantidade de proteína presente na tua dieta. Podes ficar surpreendido ao ler isto, considerando que carne de vaca não é permitida, mas as proteínas encontram-se em outras carnes para além desta. Peixe, frutos secos e outros alimentos serão a fonte da proteína de que tu necessitas.
Este aumento é importante para a perda de peso porque pode potencialmente aumentar a velocidade do teu metabolismo. Mais proteína vai também aumentar o teu apetite no geral e ajudar-te a controlar as hormonas que regulam o teu peso.
A dieta paleo normal consiste em calorias que são 25 a 30% de proteína. Esta percentagem é muito mais alta do que a presente na dieta moderna ocidental.
Reduzindo os hidratos de carbono
Embora a dieta paleo não reduza tanto a ingestão de hidratos de carbono como uma dieta low carb, ainda assim vais ingerir menos do que numa dieta moderna ocidental. Reduzir a ingestão de hidratos de carbono é um método conhecido de perda de peso. Aliás, há mais de 20 estudos diferentes que concluíram que uma dieta pobre em hidratos de carbono é mais eficiente para a perda de peso do que uma dieta pobre em gorduras.
Como a dieta paleo corta no trigo e outros alimentos comuns ricos em hidratos de carbono, a quantidade final que ingeres será menor. A redução de hidratos de carbono vai variar dependendo de qual a variação da dieta que vais escolher adoptar.
É importante relembrar que os hidratos de carbono não são completamente nocivos. No entanto, reduzir a sua ingestão pode ajudar-te a perder peso.
Reduzindo a ingestão de açúcar
Quanto açúcar ingeres por dia?
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.