“Oh meu Deus,” disse Rita. “Tem certeza de que era o carro dela?”
“Nós estamos certos disso,” disse Ellington. “Havia meia caixa de seu mais recente livro na parte de trás. Ela tinha acabado de chegar de uma sessão de autógrafos em Cedar Rapids.”
‘Sim,’ disse Rita. “Ela estava… Provavelmente no caminho para cá. Esse era o plano dela. Quando ela não apareceu até meia-noite, eu supus que ela havia decidido ficar em um hotel por aí.”
“Vocês fizeram planos para ela ficar aqui?’ Perguntou Mackenzie. Ela estava olhando para Tammy quando ela perguntou isso, mas Tammy parecia estar mais interessada em desfrutar o seu cigarro.
“Mais ou menos,” disse Tammy. “Ela me ligou na semana passada e disse que estaria em Cedar Rapids. Disse que queria passar por aqui para me visitar, então eu disse a ela que tudo bem. Eu avisei a Rita e ela chegou aqui ontem, logo depois do almoço. Foi uma espécie de surpresa.”
“Eu dirigi por todo o Texas,” disse Rita.
“Quando foi a última vez que falou com Delores?” Ellington perguntou Rita.
“Cerca de três semanas atrás. Geralmente mantemos uma boa frequência de contato.”
“Qual era o seu estado de espírito na última vez que conversaram?” Perguntou Mackenzie.
“Ah, ela estava nas nuvens. Ela tinha acabado de assinar um contrato de mais três livros com o seu editor. Nós fizemos planos de sair na cidade para bebermos da próxima vez ela estivesse no Texas.”
Você é uma estudante, estou certo?” Perguntou Ellington.
"Sim. Veterana.”
‘“Mrs. Manning,” Mackenzie disse, certificando-se de que a mãe sabia que ela estava sendo questionada, e não a filha, “se você não se importar, não me parece muito incomodada com o acontecido.”
Ela encolheu os ombros, exalou um bocado de fumaça, e depois apertou o toco de cigarro no cinzeiro transbordante. “Será que alguém do FBI sabe mais sobre como eu deveria me sentir sobre algo assim do que eu?”
“Eu não disse isso, senhora”, disse Mackenzie.
“Olhe… Estamos falando de Delores aqui. Ela tem uma boa cabeça. Tenho certeza de que ela chamou a seguradora Triple A ou alguma merda dessas quando os pneus furaram. Ela, provavelmente, já está a meio caminho de volta para Nova York agora. Ganhando dinheiro, viajando pelo país. Se ela estivesse com algum tipo de problema, teria ligado.”
“Então, será que ela não teria ficado com vergonha de pedir a sua ajuda?”
Tammy realmente pensou sobre isso por um minuto. "Provavelmente não. Ela teria pedido ajuda e, em seguida, feito o inferno se eu fizesse uma única pergunta. É exatamente como ela age.”
O ressentimento em sua voz era quase tão denso quanto a fumaça no ar que se espalhava por todo o minúsculo trailer.
“Então, você não tem ideia de onde ela poderia estar?” Perguntou Ellington.
"Nenhuma. Onde quer que ela seja, ela não se incomodou em me ligar para avisar. Mas isso não é uma grande surpresa. Ela nunca me disse muita coisa a seu respeito.”
“Sei,” disse Ellington. Ele olhou ao redor da sala com uma careta. Mackenzie poderia dizer que ele estava pensando a mesma coisa que ela: Desperdiçamos uma hora e dez minutos de carro para conseguirmos isso.
Mackenzie olhou diretamente para Rita, atualmente um pouco chateada com a falta de ajuda de Tammy. “Temos o DP de Bent Creek neste caso, bem como agentes de dois escritórios diferentes. Pelo que sabemos, ela está desaparecida há cerca de vinte e nove horas. Nós entraremos em contato quando soubermos de algo.”
Rita deu um aceno e um leve “Obrigada.”
Ambos, Mackenzie e Ellington pararam um pouco para dar à Tammy a chance de acrescentar alguma coisa. Quando ela não fez nada mais do que acender outro cigarro e procurar o controle remoto da TV na mesa de café, Mackenzie se dirigiu para a porta.
Quando ela saiu, ela respirou o ar fresco profundamente e foi direto para o carro. Ela já estava abrindo a porta do lado do passageiro quando Ellington finalmente desceu os degraus.
“Você está bem?” Perguntou quando ele se aproximou do carro.
“Eu estou bem,” disse ela. “Eu só não tolero as pessoas que não têm nenhuma preocupação com a segurança dos que são sangue do seu sangue.”
Ela estava prestes a entrar no carro quando a porta da frente do trailer de Tammy Manning abriu. Ambos assistiram como Rita desceu as escadas em uma pequena corrida rápida. Ela veio até o carro e soltou um suspiro trêmulo.
“Meu Deus, eu sinto muito,” disse ela. Mackenzie viu que Rita também parecia estar respirando muito mais facilmente agora que ela estava do lado de fora da casa. “As coisas entre a mamãe e Delores não estão boas desde que o meu pai morreu. E então, quando Delores tornou-se uma escritora promissora, foi quase como uma ofensa para a mamãe.”
“Você não tem que explicar problemas pessoais,” disse Ellington. “Vemos isso de vez em quando.”
“Seja honesta comigo… Essa situação da Delores… Você acha que ela será encontrada? Você acha que ela poderia estar morta em algum lugar por aí?”
“É muito cedo para sabermos,” disse Mackenzie.
“É… Bem, houve alguma armadilha ou jogo sujo?”
Mackenzie se lembrou do vidro pintado com spray. Ela tinha certeza de que ela ainda tinha alguns dos flocos pretos de tinta embaixo de suas unhas. Mas era muito cedo no curso dos acontecimentos para dar essa informação aos familiares—até que mais informações possam ser obtidas.
“Mais uma vez, nós simplesmente não podemos saber com certeza ainda,” disse ela.
Rita balançou a cabeça. “Bem, obrigada por nos informar. Quando vocês encontrarem alguma coisa, é só me chamar diretamente. Esqueça a minha mãe, para enquanto. Eu não sei qual é o problema dela. Ela… Eu não sei.
Uma mulher envelhecida que deixou a vida derrubá-la e nunca se preocupou em ficar de pé novamente.”
Ela deu-lhes o seu número e depois, lentamente, voltou a subir as escadas. Ela deu-lhes um adeus rápido quando Ellington saiu do estacionamento e voltou através da área de trailers.
Então, o que você acha?” Perguntou Ellington. “Esta foi uma viagem desperdiçada?”
“Não. Eu acho que agora sabemos o suficiente sobre Delores para saber que ela teria ligado se seus planos tivessem mudado.”
“Como você sabe disso com tanta certeza?”
“Eu não sei, com certeza. Mas pelo que eu peguei da Tammy e da Rita, Delores estava tentando se reconectar com sua família. Rita disse que havia uma relação tensa entre elas. Eu não acho que Delores teria tido o trabalho de ligar para perguntar se poderia fazer uma visita se não houvesse a esperança de reconciliação. E, se esse for o caso, ela certamente teria ligado se os planos tivessem mudado.”
‘Talvez ela mudou de ideia.’
“Eu duvido. Filhas e mães… Quando se desentendem… É difícil. Delores não teria feito o todo esse movimento de ligar para a mãe para depois voltar atrás.”
“Você está analisando isso como uma psiquiatra,” disse Ellington. “Isso é impressionante.”
Mackenzie mal notou o elogio. Ela estava pensando em sua mãe—uma mulher com a qual ela não falava a