Como determinar seu tipo de pele?
1. Para determinar o tipo de pele, primeiro é necessário remover toda a maquiagem para que ela esteja completamente limpa.
2. Deixe a pele descansar por algumas horas sem maquiagem.
3. Então examine cuidadosamente a pele à luz do dia com um bom espelho de aumento. O que você vir servirá como um guia para a escolha de seus cosméticos.
Este livro apresenta:
1. As propriedades medicinais dos Ãleos Essenciais e como podem ser utilizados.
2. Suas propriedades cosméticas.
3. Receitas caseiras de cosméticos com Ãleos Essenciais.
O óleo essencial de laranja representa os lÃquidos de cor amarela e laranja.
Influência no corpo humano
Fresco e doce, o aroma de laranja sempre foi muito atrativo e é utilizado para tratamentos há muito tempo. Pesquisas recentes demonstram que as principais propriedades medicinais deste óleo se evidenciam em aplicações como:
calmante;
anti-inflamatório;
antisséptico;
imunoestimulante;
tônico;
regenerador.
O uso interno deste óleo é recomendado para melhorar as funções intestinais, aumentar o apetite, baixar a pressão arterial, melhorar o metabolismo, reduzir dores espasmódicas e para abrandar inflamações. Podem ser usadas uma ou duas gotas do óleo de laranja em um copo de qualquer bebida, no máximo duas vezes ao dia.
1. O óleo essencial de laranja é muito eficiente quando usado para fazer gargarejos e bochechos no combate à angina (inflamações da faringe), estomatite (inflamações da mucosa bucal), dores de dente e em inalações para diluir o catarro. Para gargarejos e bochechos use uma gota do óleo em um copo de água. Para inalação dilua três gotas em um copo de água bem quente.
2. Para inalação a seco, três gotas são aplicadas em um pano seco ou em uma superfÃcie cerâmica e o aroma deve ser inalado com os olhos fechados. Este uso é recomendado para ativar as propriedades calmantes e anti-inflamatórias do óleo de laranja.
3. O óleo de laranja é comumente usado esfregando-o sobre a pele, em aplicações tópicas, compressas para dores nas articulações, espasmos e dores espasmódicas, resfriados e anginas. Aplicado nas gengivas ou em um dente dolorido, o óleo essencial de laranja deve ser misturado com a mesma quantidade de outro óleo vegetal. Esta mistura também é usada para lubrificação das cavidades nasais em caso de renite.
4. Massagear e esfregar na pele para dores de cabeça, resfriados e TPM, misturando três gotas do produto com uma colher de outro óleo vegetal. No uso em crianças (por exemplo, para massagens tranquilizantes), use apenas uma gota do óleo essencial para uma colher de outro óleo.
5. Para esfregar as articulações e fazer compressas, três gotas de óleo essencial são adicionadas à uma colher de chá de outro óleo vegetal.
Em casos de insônia, estresse ou agitação, o efeito tranquilizante e relaxante dos ingredientes do óleo de laranja é mais efetivo ao inalar seus vapores ou perfumar com o óleo essencial a água quente de uma banheira. Seu uso em um difusor de aromas durante o banho também faz muito bem: usá-lo na proporção de 1 gota para cada 5 metros quadrados; para quartos de bebês 1-2 gotas são suficientes; para banheiras com outros emulsificantes â sal, leite, água com gás â 5 gotas devem ser usadas.
Na cosmetologia, o óleo de laranja se mostra muito efetivo no combate à celulite. à usado misturado a outros óleos para massagens (mesmo quando pulverizado) e também em body wraps â máscaras aplicadas na pele e envolvidas com filme plástico ou faixas compressoras. Para preparar esta máscara, adicione 5 gotas do óleo essencial à 2 colheres de sopa de um creme para celulite ou à 2 colheres de argila cosmética misturada com água até que se obtenha uma consistência pastosa. Aplique esta mistura nas áreas afetadas e deixe agir por várias horas. O óleo de laranja restaura a elasticidade da pele e a revigora, suaviza as marcas de acne e clareia nevos pigmentados (pintas com massa pigmentada de cor azul ou parda). à particularmente útil para pele e cabelos secos e em caso de caspa. Adicionar o óleo essencial ao creme, máscara ou xampu pouco antes do uso.
Para o cuidado do rosto rosto são necessárias 3 gotas do óleo em uma colher de sopa da base utilizada; em um xampu a dose pode ser duplicada.
O óleo de laranja tem efeito milagroso no cabelo: acelera seu crescimento, elimina ressecamento e caspa, dá brilho e sedosidade, além de perfumá-lo suavemente. à muito utilizado por pessoas que sonham em ter cabelo comprido, uma vez que estimula seu crescimento.
Várias maneiras de utilização:
adicione de 3-5 gotas do óleo a uma porção de xampu ou condicionador;
aplique algumas gotas em sua escova para perfumar o cabelo;
use como componente na preparação de máscaras para o cabelo. Misture o óleo de laranja com uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces, por exemplo, e mantenha essa mistura aquecida no cabelo por pelo menos meia hora. Depois, lave com xampu).
Para as unhas
Pode ser regularmente aplicado sobre a superfÃcie das unhas e cutÃculas. Desta forma as unhas ficarão mais fortes e brilhantes, protegidas do ressecamento e fragilidade. Faça este procedimento apenas uma vez por semana para evitar alergias.
Para tratar suas mãos com carinho, também é possÃvel usar o óleo de laranja em banhos quentes: adicione 1 colher de sopa de sal marinho e 5 gotas de óleo à água aquecida.
Para o rosto
O óleo de laranja tem um efeito potente na circulação sanguÃnea periférica, sendo insubstituÃvel no combate a muitos problemas faciais.
Para pele com inflamações superficiais esta máscara calmante será útil: bata uma clara de ovo em neve, misture uma colher de sopa de argila azul e adicione 3-4 gotas de óleo de laranja.
Peles secas e cansadas se beneficiarão com uma máscara de óleo de Lucco misturado com óleo de laranja na proporção de 2:1.
No combate à acne e cravos o óleo de laranja atua como genuÃno método antimicrobiano. Aplique-o pontualmente nos lugares inflamados.