23 Mas por que jejuar agora que ela morreu? Poderia eu fazê-la voltar? Um dia irei até ela, mas ela não voltará a mim”.
2 Samuel 12:20-23
Caso você não esteja familiarizado com a Bíblia, talvez não entenda muito bem a passagem anterior. Mas isso não importa, pois veremos isso juntos. Esta é a história sobre um certo rei importante chamado Davi, o qual caiu em uma situação que o levou a muitos dias de tristeza, pedindo misericórdia a Deus. Até que, um dia, depois que o pior passou, ele se levantou, perdoou-se de seus erros e resolveu seguir em frente com sua vida.
Este capítulo não é para todos. É para pessoas que se perderam na vida e precisam se encontrar novamente. Se a sua vida está indo exatamente do jeito que planejou, pule este capítulo e vá para o próximo, pois provavelmente você não ganhará nada lendo este aqui. Este capítulo é para pessoas que estão fartas de estar em uma mesma rotina. É para aqueles que jejuaram, gemeram, sofreram por muito tempo e precisam se levantar dizendo "Chega!". Não vou chorar pelo resto da minha vida. Pretendo me livrar dessa miséria que a vida me afligiu e seguir em frente.
Como as pessoas se perdem?
Talvez muitas das sugestões que você encontrará neste livro podem te ser tão óbvias que provavelmente se perguntará por que não pensou nisso antes. Sim, como as pessoas se perdem? A resposta rápida é que se perdem ao irem para a direção errada e, consequentemente, acabam onde nunca pretendiam chegar. Isso pode acontecer de várias maneiras, mas mencionarei as três mais comuns:
1. Você pode se perder olhando para o mapa errado.
2. Você pode se perder por seguir cegamente outras pessoassem perguntar a elas para onde estão indo.
3. Você pode se perder vagando por aí, na esperança de que, por acaso, acabe em algum lugar bom.
Não é preciso ser um gênio para dizer que, se você estiver navegando olhando para o mapa errado, especialmente se for por um mapa que nem mesmo tenha o destino pretendido, é improvável que chegue aonde deseja. Existe a possibilidade de você chegar a algum outro destino com um nome ou um clima semelhante, mas será o destino que pretendia? Não.
O segundo erro é parecido com o primeiro. Alguns de nós seguem nossos amigos e vizinhos porque eles têm algumas coisas que desejamos. Fazemos deles a nossa inspiração, queremos todas as coisas boas que eles têm. Queremos o mesmo tipo de trabalho que eles fazem, o mesmo estilo de vida deles, até o mesmo tipo de comida que eles comem. Para nossa decepção, eles também têm problemas em suas vidas, os quais, é claro, mantiveram cuidadosamente escondidos de nós. Iríamos querer segui-los se soubéssemos desses problemas antes? Os jovens são mais facilmente suscetíveis a esse tipo de inveja. Tudo que ela pode prometer é uma jornada em direção ao destino daqueles que invejamos, o qual certamente não é o nosso e, se tivermos sorte de chegar a tal destino, pode ser necessário muita oraçãopara sobreviver por algum tempo.
Sublinho a última parte porque acredito que, nesta vida, todas as pessoas foram especificamente equipadas para a sua viagem e destino, e não precisam do equipamento de outra pessoa.
Um homem estava viajando e parou em um cruzamento. Ele perguntou a um homem idoso:"Para onde esta estrada me leva?"
O idoso perguntou: "Aonde você quer ir?"
O homem respondeu: "Eu não sei."
Então o idoso disse: "Então pegue qualquer estrada.Que diferença faz?"
Agora a terceira situação é ainda mais comum e desastrosa. Digo isso porque há muitas pessoas neste mundo vagando por aí perdidas, sem saberem ao certo para onde querem ir em suas vidas. Eles estão sem rumo, trocando de trabalho para outro completamente diferente só porque precisam de dinheiro, de entusiasmo ou de outros motivos que desafiam a explicação.
A verdade é que, se você não estiver indo a lugar nenhum especificamente, também não chegará a lugar nenhum e, quando chegar, estará cansado e farto da vida. Um andarilho sem rumo também é um desastre, um crime, uma estatística ruim esperando uma oportunidade para acontecer.
Quais são os sintomas de que você possa estar perdido?
Conheço uma senhora que tinha uma mania chata de cumprimentar os seus amigos todas as segundas de manhã dizendo "Feliz segunda-fera". Creio que isso resume bem o seu humor e suas esperanças para o resto da semana.
Você sabe que perdeu seu propósito de vida quando ela se tornou desinteressante. Por exemplo, você se sente ansioso nas noites de domingo e não se sente feliz nas segundas-feiras para ir trabalhar, pois está no emprego errado. Você sabe que perdeu seu propósito de vida quando a alegria quase desapareceu completamente de sua vida.
Você sabe que perdeu seu propósito de vida caso fique com a saúde ruim constantemente e sem uma causa aparente. Você sabe que perdeu seu propósito de vida se está sempre perdendo o sono e não consegue descobrir o motivo. Você sabe que perdeu seu propósito de vida quando seus preciosos relacionamentos se degeneraram e parece não haver nada que se possa fazer a respeito. Você sabe que perdeu o propósito de sua vida se descobrir que está vivendo contra as suas expectativas e as coisas parecem que permanecerão assim.
Outras dezenas de sintomas podem se manifestar, sendo que nenhuma delas é boa para o seu corpo ou para o seu espírito. Da mesma forma, infelizmente muitas vezes tentamos curar doenças graves por nós mesmos sem falar com o médico, achando mais fácil tratar os sintomas e não a raiz do problema.
Seu primeiro passo para voltar ao caminho certo
Certa vez uma senhora cristã fez a seguinte postagem em seu blog:
"Querido Deus, por favor me mostre o caminho certo no qual o Senhor deseja que eu siga. Algumas vezes,não tenho certeza em que direção devo ir. Eu esbarro em obstáculos pelo caminho. Não entendo por que as coisas não estão indo da maneira que acho que deveriam acontecer. Ajude-me a ver como esses obstáculos e desvios estão sendo usados para redirecionar a minha vida. Agradeço porSua promessa que diz que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam o Senhor.
Amém!"
Senti-me muito inspirado ao encontrar alguém que pudesse confessar publicamente que não estava chegando a lugar nenhum e tinha, por isso, parado para pedir orientação à Única Pessoa que sabe e pode guiar corretamente. Na época em que li esta confissão, me perguntei se ela finalmente encontrou e seguiu pelo caminho que tanto procurava. Anos depois, tive novamente a oportunidade de ler como essa mulher incrível lutou contra o câncer e venceu. Certamente, uma vez que você tenha o hábito de se conectar com Deus como uma solução para seus desafios, é possível ter uma vida de vitórias.
Quando coisas ruins acontecem com você
Fiquei inspirado quando ela escreveu que “os obstáculos e desvios estão sendo usados para redirecionar a minha vida”. Algo bastante comum entre os cristãos é que, quando coisas ruins acontecem a alguns de nós e acontecem por mais tempo do que pensamos, acreditamos que vem de Deus. Isto nem sempre é verdade. Deus pode permitir que algum tipo de dificuldade em sua vida o fortaleça para uma tarefa maior que Ele tem para você no futuro, mas o mistério disso tudo é que raramente temos certeza de onde essa dificuldade está vindo e se vem de Deus. A única maneira de ter certeza é permanecer conectado com Deus e ouvir a voz de um Pai que nunca permitirá que um filho querido sofra desnecessariamente.
"Os obstáculos e desvios estão sendo usados para redirecionar a minha vida”. Nesta pequena declaração, vejo um cristão atento que percebeu como Deus trabalha e como Ele fecha algumas portas porque quer que você abra outras. Mas, quando confrontados com esse tipo de situação, o que muitos de nós fazemos? Ficamos ali e batemos persistentemente na mesma porta. Punimos