Gerenciando a si mesmo
(MANAGING ONESELF)
BASEADO NO LIVRO DE
PETER DRUCKER
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEUDO
INTRODUÇAO
-
CAPITULO 01: Quais São Meus Pontos Fortes?
CAPITULO 02: Como Faço As Coisas?
CAPITULO 03: Como Aprender E Qual A Melhor Maneira De Fazer Isso?
CAPITULO 04: Quais São Os Seus Valores?
CAPITULO 05: Onde Você Pertence?
CAPITULO 06: Em Que Devo Contribuir?
CAPITULO 07: Quão Importante São Os Relacionamentos?
CAPITULO 08: Duas Partes Que Devemos Levar Em Consideração:
CAPITULO 09: O Que Acontece Depois Dos 40?
-
NOTAS FINAIS
SOBRE PETER F DRUCKER: O AUTOR DO LIVRO ORIGINAL
-
NOTA SOBRE O LIVRO
INTRODUÇAO
Gerenciar a si mesmo é um livro que, como o próprio nome indica, tenta reconhecer os pontos fortes e fracos de cada pessoa que o lê, com o objetivo de tirar proveito dos pontos fortes, apesar de ser um livro do século passado, tem as perguntas que devem ser feitas na atualidade.
Escrito por Peter F. Drucker, um dos pensadores mais importantes do século XX, com um pensamento tão moderno que se encaixa perfeitamente na economia atual, conhecido como O PAI DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA, cujo principal interesse é divulgar que a liderança era o caminho para o sucesso.
Ele escreveu mais de 35 livros cuja relevância era mundial que levou à criação da corporação moderna.
Gerenciar a si mesmo, pertence à clássica série HARVARD BUSINESS, foi escrita em 1922, um livro que ajudou e ajuda no treinamento de inúmeros gerentes em todo o mundo.
Um livro no qual cada pessoa tira suas próprias conclusões e pode obter ótimos resultados, perfeitamente adaptados à economia e administração modernas.
O QUE VOCE APRENDERA
Gerenciar a si mesmo explica como tirar proveito de cada virtude e habilidade a seu favor, com uma série de perguntas que buscam conscientizar a autocrítica de cada decisão tomada, e não perder tempo com aquelas coisas ou tarefas nas quais você não tem talento. Se você busca ser bom em tudo, você acabará medíocre com o que precisa para aprimorar suas habilidades e se tornar uma pessoa bem-sucedida, estabelecendo metas com prazos determinados para observar seu progresso.
Como coisas que podem parecer simples, como maneiras e bons hábitos, podem melhorar significativamente o trato com colegas ou funcionários, bem como a comunicação, esteja ciente de que o relacionamento com colegas ou membros de um grupo melhorará o desempenho de cada membro.
A adaptação aos problemas que a sociedade atual enfrenta, não pode significar que a sociedade ou a economia se adapta a nós, mas pelo contrário, somos nós que nos adaptamos a ela. Este não é o momento de trabalhar para uma empresa e, ao mesmo tempo, realizar os sonhos dos outros. O que você precisa é trabalhar com seus conhecimentos e habilidades para cumprir seus objetivos. Ser fiel aos seus valores. Devemos ter em mente que um emprego ou profissão é algo que nos acompanhará mais do que metade de nossas vidas e precisamos nos sentir confortáveis no local em que atuamos. Estamos em um mundo em que nossa profissão e objetivos são estabelecidos por nós mesmos e somos responsáveis por todas as decisões que tomamos; você terá uma facilidade na tomada de decisões.
CapItulo 01: QUAIS SÃO MEUS PONTOS FORTES?
Devemos buscar destacar e melhorar nossos pontos fortes, se você quiser melhorar seus pontos fracos e trabalhar neles, você acabará minimizando seus pontos fortes, sendo uma pessoa medíocre, não devemos tentar ser bons em tudo ao mesmo tempo, pois isso fará com que não possamos desenvolver adequadamente todas essas habilidades que nos caracterizam como indivíduos.
Ninguém melhor que você para saber em que você é bom e quais são seus pontos fortes, para Peter F. você pode estar ciente e tirar proveito disso e ser um homem ou mulher de sucesso em dois ou três anos, sendo constante.
Ao analisar o feedback, você pode não apenas estar ciente de suas habilidades, mas também de tudo o que atrasa você em alcançar seus objetivos, como maus hábitos e falta de boas maneiras que geralmente ignoramos, mas nos ajudará a melhorar o relacionamento com todos aqueles que podem nos ajudar a atingir nosso objetivo.
Mas o que é feedback: atualmente é amplamente utilizado nas empresas, não há mais comunicação passiva entre empresas e clientes. O feedback procura avaliar o relacionamento que você tem com o público em geral, no caso de uma pessoa natural, o feedback é a percepção de outras pessoas em suas habilidades, além de destacar as habilidades, mas também os maus hábitos que não permitem avançar. Uma das maneiras pelas quais você pode obter um feedback é perguntar às pessoas ao seu redor em que elas pensam que somos boas, em quais habilidades elas se destacam das outras pessoas ou quais são mais fáceis, e a outra maneira que considero mais eficaz é anotando o que você espera obter com esta atividade e esteja ciente do tempo de espera por uma resposta, sempre se lembrando de cumprir o prazo estabelecido.
Ao analisar os resultados obtidos e compará-los com nossas expectativas, veremos que não temos talento ou capacidade em algumas coisas, isso não deve nos desencorajar, pelo contrário, estaremos cientes de que não devemos perder tempo com o que não temos talento para usar nosso tempo e exclusivamente nossas habilidades.
Devemos nos perguntar: quais são meus talentos?
Em que área eu sou melhor?
O que nos impede de alcançar nossos objetivos?
Devemos concentrar nosso esforço em nossos pontos fortes e deixar de lado tudo o que nos atrapalha e não nos permite avançar em um projeto, objetivo ou trabalho.
Um exemplo claro disso:
Um estudante que faz 5 disciplinas nas quais possui as seguintes notas: Matemática: 6, Física: 8, Química: 8, Arte: 10, Biologia: 8, poderíamos dizer que ele precisa melhorar nas aulas de matemática ou ter aulas particulares, mas esse não é o caso. O que deve ser feito é fortalecer e obter