Você pode nunca conhecer o lugar em que pertence. Mas a vida de alguém nunca estará completa sem você nela. Talvez você sinta que esteja deslocado no local em que está agora. Porém, já que Deus é um *Guardião*, peça a Ele para mantê-lo (a) longe das pessoas erradas e mantê-lo (a) celibatário (a) até que você encontre o seu par ideal. Se você se mantiver parado (a), você verá a mão do Senhor em sua vida, porque “ficar parado (a)” não é o mesmo que “ficar sentado (a)“. Uma coisa é a resignação. Outra é a antecipação. E aguardar pacientemente na expectativa representa a base da vida espiritual. Mesmo que você esteja esperando pelo fruto do ventre, não perca o ânimo. Nada permanece a mesma coisa para sempre. A semente de uma árvore de bambu gasta cinco anos de baixo da terra sem crescimento. No 5º ano, ela cresce aproximadamente 80 metros de altura. Então, aguardar algum tempo não significa perder tempo. Sua hora marcada está se aproximando. “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus…!” (Salmos 46:10).
Perceba que se alguém ama você, essa pessoa precisa de você e ora por você. Você é a resposta para a oração de alguém. Então, sempre se lembre de sorrir. Você pode não saber disso, mas alguém pode estar morrendo de vontade de ver esse sorriso todos os dias. Toda vez que você sorri para alguém, significa um ato de amor e um presente para essa pessoa. Porém, como você pode esperar que uma pessoa sorria de volta para você quando você não está contente com quem você é ou onde está na vida? Você merece ser feliz. Se alguém não estiver tentando o possível para fazê-lo (a) feliz, provavelmente essa pessoa não representa o melhor para você. O relacionamento correto não deixa você com suposições ou confusões, mas você deve estar disposto (a) a desabafar se quiser que a outra pessoa faça o mesmo. Então, não tenha medo de mostrar seu amor. “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18).
Se você acredita que o amor é algo difícil de entender e que você não o merece, pergunte a si mesmo (a) se você realmente deseja viver com tal ideia negativa e por quanto tempo. Você tem o que é necessário para amar e amar genuinamente. Viver uma mentira irá reduzi-lo a uma. Se as pessoas em sua vida não fazem com que você se sinta amado (a) e apreciado (a), você está envolvendo-se com pessoas erradas. Amar alguém é importar-se com esse alguém, é confiar e entender uns aos outros, é rir conjuntamente, é sorrir com o seu coração. Deste modo, um sorriso forçado é sinal daquilo que está errado com seu coração, então o reconheça quando acontecer. Você não pode forçar a si mesmo (a) ou forçar a alguém a abrir a porta de seu coração. Eles devem dar a você a chave de bom grado. Por isso, o amor começa quando você enxerga as coisas boas em alguém e o amor sobrevive quando você aceita as coisas ruins nesse alguém. Entretanto, nem todo relacionamento é o mesmo. Quase todo mundo que perdeu o amor parece encontrá-lo posteriormente quando nem mesmo estão procurando por ele. Então, deixe o amor verdadeiro encontrá-lo (a). Quando o amor é verdadeiro, ele não deve ser destruído por problemas, enfraquecido pelo tempo ou separado pela distância. “Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” (Provérbios 15:17).
Todos precisam de alguém para fazê-los sentirem que o amanhã é mais do que só mais um dia. Porém, se algo não estiver indo muito bem, apenas dê um tempo para que se manifeste. Embora muitos de nós pensemos que, se agirmos como se uma coisa não existisse, ela simplesmente irá desaparecer. Decida agora que você irá se concentrar nisso para obter uma vitória completa. Deus irá expor cada detalhe para que a sua vida não seja um mistério, mas, sim, algo que foi vivenciado diária e vitoriosamente. Quando Deus mostrar que você está tomando a decisão errada, escute-o. Se você resistir à verdade, você irá apenas criar dor. Mesmo que você acredite com toda a sua compreensão de que a vida é insignificante, você simplesmente não pode viver dessa maneira. Você é racional. Você sabe que Deus está lá. “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua…” (Ecclesiastes 12:1).
Às vezes resistimos ao amor, mas basta um ato de bondade para transformar essa resistência na garantia de que o amor é o caminho. Sim, a vida com amor terão alguns espinhos, mas a vida sem amor não terão rosas. Por isso, você não se apaixona apenas. Você compromete-se com isso. Quando você diz “Eu te amo”, você está fazendo uma promessa com o coração de alguém dizendo: “Eu estarei lá por você não importa o que aconteça.”
Porém, algumas pessoas irão dizer umas às outras tudo e qualquer coisa… exceto dizer que se amam. E a coisa mais irritante do mundo é agir como se fosse um amigo com a pessoa que você sabe que você mais ama. O amor sabe. E você não pode esconder algo dele. Ele sempre irá encontrá-lo (a). Não faz sentido quando você tem alguém em seu coração, mas não pode tê-lo em seus braços porque você está com medo de contar algo para essa pessoa. Se você estiver bravo (a) com alguém, deixe-o saber disso. Funciona, você deveria tentar. E pare de tentar evitar isso. Logo, evitar algo não significa que você não queira isso. Às vezes, significa que você realmente quer, mas você sabe que isso não é o certo para você. Às vezes é bom, mais fácil ou melhor amar de uma distância segura. Se você não tiver a intenção de guiar alguém para um bom lugar, apenas não guie. Além disso, qual é o sentido de começar algo se você não puder terminar?
Se você estiver procurando pelo par de sua vida, por um (a) namorado (a) ou um amigo verdadeiro, não foque nos defeitos; em vez disso, olhe para as coisas boas da pessoa. Não dê ouvidos a tudo que você escutou sobre a pessoa; nem tudo é verdade. Tenha cuidado ao fazer um julgamento sobre ele ou ela, porque você está inconsciente das batalhas das quais estão lutando. Em vez disso, preste mais atenção e descubra o motivo de viverem da maneira que vivem. Isso não significa que você deve amá-lo ou amá-la tão rapidamente ou confiar nele ou nela tão rapidamente, apenas não julgue tão brevemente e não tenha esperanças muito elevadas, porque toda pessoa tem algo para ensinar a você.
Assim que você aceitar isso, você irá se abrir e irá aceitar verdadeiramente a outra pessoa. Caso contrário, você irá acabar gastando sua vida inteira desesperadamente procurando o seu par correto e/ou seu amigo correto se você ficar com a expectativa de eles serem perfeitos. Ainda pior, esse processo fará com que você fique doido (a), já que você irá sentir-se cada vez mais inseguro (a) com cada relacionamento que não daria certo e que não viveria à altura da sua fantasia de perfeição. Nós todos procuramos relacionamentos especiais que pareçam perfeitos para nós, mas se você teve relacionamentos suficientes, começa a perceber que não há uma “pessoa perfeita” para você, apenas sabores diferentes de imperfeições. Isso acontece porque nós todos somos imperfeitos de alguma forma.
Você mesmo (a) é imperfeito (a) de várias maneiras e procura por relacionamentos com pessoas que são imperfeitas de maneiras complementares. Por isso, leva muita experiência de vida para amadurecer completamente e para perceber as suas próprias imperfeições; e isso não irá acontecer até que você finalmente enfrente suas imperfeições mais profundas e seus defeitos insolúveis - aqueles que realmente definem quem você é - e assim será capaz de escolher com eficiência relacionamentos harmoniosos. Só então que você finalmente irá saber o que você está procurando. Você procura pela pessoa imperfeita que irá balanceá-lo (a), uma pessoa perfeitamente imperfeita. “Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações…”