UMA TRIBO DE MENTORES
(TRIBE OF MENTORS)
BASEADO NO LIVRO DE
TIM FERRISS
-
RESUMO ESCRITO POR
MENTORS LIBRARY
CONTEUDO
SOBRE O LIVRO ORIGINAL
AS PERGUNTAS QUE ORIGINARAM ESTE LIVRO
-
CAPÍTULO 01: Os Fatores Que Os Entrevistados De Sucesso Reconhecem Como Importantes
CAPÍTULO 03: Antecipar-Se Aos Finais
CAPÍTULO 04: Meditar, Se Reencontrar Com Você Mesmo
CAPÍTULO 05: A Paixão É O Grande Motor Na Estrada Para O Sucesso
CAPÍTULO 06: A Motivação Que Vem De Dentro É A Que Vale A Pena
CAPÍTULO 07: O Melhor Investimento É O Investimento Em Si Mesmo
CAPÍTULO 08: O Medo: Um Grande Inimigo
CAPÍTULO 09: Mantendo-Se Fiel A Seus Próprios Princípios
CAPÍTULO 10: Aprenda A Dizer Não
CAPÍTULO 11: A Leitura Abre O Caminho Para O Sucesso
CAPÍTULO 12: O Ego Desvia A Atenção E Causa Danos
CAPÍTULO 13: Você Deve Ouvir Os Dois Sinos
CAPÍTULO 14: Paciência E Cuidado
CAPÍTULO 15: O Lugar Do Dinheiro
CAPÍTULO 16: O Talento É Alcançado Com Esforço E Humildade
CAPÍTULO 17: O Altruismo É Um Valor Fundamental
CAPÍTULO 18: Algumas Dicas Da Tribo De Mentores Para Jovens
-
NOTAS FINAIS
SOBRE TIM FERRISS: O AUTOR DO LIVRO ORIGINAL
-
NOTA SOBRE O LIVRO
SOBRE O LIVRO ORIGINAL
“Tribo De Mentores” é um guia que reúne estratégias e dicas para uma vida de sucesso. As ideias nele apresentadas são fruto de pesquisas realizadas pelo autor, em sua busca constante pelo sucesso e pela felicidade.
É um trabalho muito original. É baseado em entrevistas com cento e quarenta profissionais de alto prestígio. São pessoas de diferentes idades e profissões, todas bem-sucedidas em suas áreas de trabalho. Eles são os “mentores”, como o autor os chama, pois, suas vidas são exemplos úteis de como agir para ter sucesso. Nas respostas às perguntas você encontrará toda a sabedoria prática, presente nas páginas deste livro.
É um guia composto de dicas reveladoras e significativas de algumas das mentes mais brilhantes do mundo.
É um livro que deve ser lido por todos aqueles que precisam de incentivo, inspiração e conselhos para sair da rotina da mediocridade e do fracasso e que desejam vencer.
SEMPRE HÁ UM PORQUE
Timothy Ferris completava seus quarenta anos quando sentiu o peso da crise que as pessoas vivem nesta idade. Decepcionado com a vida, a tristeza causou-lhe uma grande depressão. Vários de seus amigos morreram recentemente. Seu primeiro livro foi rejeitado 27 vezes. Tudo estava dando errado para ele e ele não via uma saída. Ele se sentiu vazio e desapontado. Um cansaço profundo tomou conta dele. Ele não estava feliz, ele se sentia inútil. Esta não era a vida que ele queria. Ele descobrira que vivia escravo das exigências da sociedade que o condicionavam. Ele viveu como os outros esperavam que vivesse, agiu para atender às expectativas dos outros e não parou para pensar no que realmente queria.
Ela se perguntou então se uma vida menos planejada e mais feliz seria possível, em que pudesse dizer "não" às exigências dos outros e "sim" aos seus verdadeiros desejos, momentos em que gostasse de se sentir bem. Como você poderia repensar sua vida e ordenar suas prioridades? Seria possível ver o mundo de outra perspectiva e encontrar um lugar nele que o deixasse feliz? Onde seria compatível a felicidade e o sucesso?
E surgiu a grande questão, aquela que o motivou a buscar respostas: "Como seria isso se fosse fácil?" "Isso" pode ser qualquer coisa, qualquer situação ou tarefa que precise ser realizada. Ele descobriu que esta é uma questão que determina a maneira como as pessoas agem. Por quê? Porque, por natureza, tendemos a nos convencer de que tudo tem que ser difícil e complicado para ter valor. Coisas difíceis exigem esforço e geralmente as pessoas pensam que só tentam com afinco quando se deparam com coisas difíceis. Somente quando confrontadas com o que é considerado difícil, algumas pessoas se sentem importantes. E essa premissa nos leva ao erro. O grande erro que todos cometemos é complicar a vida, fazer tudo parecer difícil, porque só assim acreditamos que tem valor. Essa atitude nos afasta do sucesso e da felicidade.
Como seria se fosse fácil?
Ele tentou responder a essa pergunta, que para ele era a chave para encontrar o sentido de sua vida. Mas ele não obteve uma resposta satisfatória por conta própria. Então ele decidiu procurar ajuda. Teve a ideia de consultar os profissionais e empresários mais valorizados e bem-sucedidos do mundo. Ele preparou uma lista de onze perguntas e escolheu aqueles a quem consultaria.
Assim