Como as Crianças Aprendem
(HOW CHILDREN SUCCEED)
BASEADO NO LIVRO DE
PAUL TOUGH
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEUDO
INTRODUÇAO
O QUE VOCE APRENDERA
-
CAPITULO 01: Para Que Propósito Foram Realizados Estudos Sobre As Funções Congnitivas Em Crianças Com Índice De Pobreza, Que Testes Foram Usados E Pode Se Tornar Um Fator Determinante Que Afeta Estas Funções?
CAPITULO 02: Quais Sistemas Neurológicos Analisados Por Laurence Steinberg Afetam A Vida De Adolescentes E Por Que A Adolescência É Uma Fase Perigosa No Desenvolvimento Do Indivíduo E Como Os Danos Que O Estresse Nos Inflige Podem Levar A Problemas Mais Sérios E Duráveis?
CAPITULO 03: Como As Relações Parentais Promovem A Resiliência Dos Efeitos Hostis Nas Crianças?
CAPITULO 06: Sobre O Que Eram As Investigações Conduzidas Por Clancy Blair E Gary Evans?
CAPITULO 07: A Que Se Refere O Termo Situação Estranha Proposto Por Ainsworth?
CAPITULO 08: Quais Resultados Os Pesquisadores Obtiveram No Estudo Sobre O Apego?
CAPITULO 10: Qual Foi O Tratamento Desenvolvido Por Alicia Lieberman?
CAPITULO 12: Qual Foi A Técnica De Ensino Utilizada Por Levin E Feinberg?
CAPITULO 13: Qual É O Pensamento De Martin Seligman Sobre Como Alcançar O Sucesso?
CAPITULO 15: Qual É O Erro Ao Tentar Motivar As Pessoas?
CAPITULO 17: Qual Foi O Resultado Obtido Nos Estudos Realizados Por Gene Smith?
-
SOBRE PAUL TOUGH: O AUTOR DO LIVRO ORIGINAL
-
NOTA SOBRE O LIVRO
INTRODUÇAO
Como As Crianças Aprendem é uma obra escrita por Paul Tough, na qual ele mostra que a chave do sucesso não está nas habilidades cognitivas do sujeito, mas em suas qualidades, dentro das quais encontramos o autocontrole de impulsos, emoções e comportamentos; encontramos também perseverança, resolução, autoconfiança e todos aqueles componentes que fazem parte do caráter do sujeito e que podem ser ensinados.
Para este livro, o autor reúne várias teorias de pesquisadores e pedagogos contemporâneos que decidiram implementar as ferramentas que a ciência fornece para encontrar o enigma compatível com o caráter.
O QUE VOCE APRENDERA
No livro Como As Crianças Aprendem dentro de sua narrativa rompe o estigma social de que a pobreza é fator determinante e desfavorável para o sucesso, pois, sob embasamento científico verificável, indica que a baixa renda é uma dificuldade, mas a desvantagem em si é o que o autor chama de carga alostática, dentro da qual está o estresse e a tensão que a criança vive em seu lar.
Ao longo da leitura, o autor também inclui em sua narrativa informações relevantes sobre o apego seguro na primeira infância e inclui isso como um paralelo entre o comportamento de lamber e pentear que ocorre em ratos e que em humanos pode ser encontrado em um fenômeno chamado apego. Da mesma forma, inclui dados sobre a maleabilidade da inteligência e caráter, a importância relativa do QI e as falhas na interpretação dos resultados dos testes que o medem.
CAPITULO 01: PARA QUE PROPÓSITO FORAM REALIZADOS ESTUDOS SOBRE AS FUNÇÕES congnitivas EM CRIANÇAS COM ÍNDICE DE POBREZA, QUE TESTES FORAM USADOS E PODE SE TORNAR UM FATOR DETERMINANTE QUE AFETA ESTAS FUNÇÕES?
Esses estudos foram realizados a fim de reduzir a lacuna de desempenho entre crianças de classe baixa e crianças de classe média. Este estudo foi realizado por meio do teste de Stroop, que é composto por uma primeira parte que inclui uma folha com nomes de cores em preto e branco, uma segunda parte que inclui uma folha com estímulos coloridos e, por fim, uma terceira parte que inclui uma folha com nomes de cores escritos em tinta diferente da cor indicada pela palavra. Em termos gerais, o objetivo deste teste é medir as competências que compõem as funções cognitivas.
As funções cognitivas são o conjunto de habilidades mentais de ordem superior, ou seja, a capacidade de lidar com informações e situações confusas e imprevisíveis. Continuando com a pergunta, a pobreza não é um fator determinante que prejudica as competências das funções cognitivas, pelo contrário, a desvantagem enfrentada pelas crianças de baixa renda é, de fato, a alta carga alostática que apresentam, ou seja, aquelas situações que geram estresse e, portanto, comprometem a capacidade de regular os pensamentos do sujeito.
CAPITULO 02: Quais sistemas neurológicos analisados por Laurence Steinberg afetam a vida de adolescentes e por que a adolescência é uma fase perigosa no desenvolvimento do indivíduo e como os danos que