Sobre o Banco Europeu de Investimento
O Banco Europeu de Investimento é o maior mutuante multilateral do mundo. O BEI financia o crescimento económico da Europa, sendo o único banco cujo capital é detido pelos Estados-Membros da UE e que representa os seus interesses. Ao longo de seis décadas, o Banco apoiou start-ups como a Skype e projetos de grande envergadura, como a Ponte de Øresund que liga a Suécia à Dinamarca. Com sede no Luxemburgo, o Grupo BEI integra o Fundo Europeu de Investimento, especializado no financiamento das pequenas e médias empresas.
BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO
2019
ÁFRICA, CARAÍBAS E PACÍFICO
PAÍSES E TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS
SOBRE ESTE RELATÓRIO
O relatório anual do BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO sobre as atividades desenvolvidas na África Subsariana, nas Caraíbas e no Pacífico, bem como nos países e territórios ultramarinos oferece uma perspetiva geral do trabalho realizado pelo Banco para combater a pobreza e desenvolver estas economias através dos seus instrumentos de investimento que apoiam projetos do setor público e privado.
A ÁFRICA, AS CARAÍBAS E O PACÍFICO são regiões extremamente diferentes, que enfrentam desafios distintos e precisam de soluções específicas. O seu traço comum é a necessidade de investimentos nos domínios da resistência às alterações climáticas, das energias renováveis, dos transportes sustentáveis, da água e saneamento e das telecomunicações. Necessitam ainda de reforçar a capacidade do seu setor financeiro para apoiar empresas de todas as dimensões, desde empresários em nome individual até grandes empresas que pretendem crescer e contratar mais funcionários. Estes investimentos, a par dos que visam reforçar os sistemas de saúde, serão particularmente relevantes em 2020, com todos os países do mundo a braços com a crise causada pela COVID-19.
O Banco Europeu de Investimento, o banco da UE, está empenhado em ajudar a dar resposta a estes desafios, para que os países da África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) possam criar as condições propícias a um crescimento económico vigoroso e sustentável. Em 2019, o montante total das operações assinadas pelo BEI nestas regiões ascendeu a 1 355 milhões de EUR.
Juntamente com os seus parceiros, o Banco está determinado a ajudar os grupos da nossa sociedade que, por vezes, são esquecidos, como os jovens, as mulheres e as raparigas, bem como as populações rurais. O BEI quer chegar ao maior número possível de pessoas, nas grandes cidades ou pequenas aldeias, criando oportunidades para que todas tenham sucesso.
O presente relatório está organizado em cinco capítulos: os destaques descrevem as principais atividades do Banco em 2019. Os números-chave ilustram a evolução da atividade do BEI ao longo do último ano, enquanto o capítulo dedicado aos parceiros apresenta o modelo de execução integrado do Banco e os principais êxitos alcançados no reforço da prestação local dos seus serviços. O BEI apresenta ainda uma visão geral de alguns dos seus projetos emblemáticos.
Neste relatório, PODE CONHECER AS PESSOAS QUE ESTÃO A FAZER A DIFERENÇA – PARA SI PRÓPRIAS E PARA OS OUTROS. A Comissária Europeia Jutta Urpilainen fala em entrevista sobre os próximos passos para concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O relatório conta ainda histórias sobre o apoio prestado a mulheres empresárias no Uganda, a expansão dos serviços digitais a toda a Guiné utilizando tecnologias ecológicas, o desenvolvimento de um novo programa para reforçar a habitação e as infraestruturas básicas na República Dominicana, um país vulnerável a furacões e a sismos, e a ajuda prestada a uma vendedora de hortaliças e fruta no Burquina Fasso, para continuar a vender frutas e legumes sazonais frescos.
ÍNDICE
PREFÁCIO DO VICE-PRESIDENTE AMBROISE FAYOLLE
IMPACTO GERAL DAS OPERAÇÕES DO BEI EM 2019
UM RETRATO DOS PROJETOS DO BEI
PERFIL DAS ASSINATURAS EM 2019
INOVAÇÃO ECOLÓGICA PARA AS REDES MÓVEIS DA GUINÉ
A RESILIÊNCIA DAS COMUNIDADES COMEÇA NAS SUAS HABITAÇÕES
APOIO ÀS MULHERES EMPRESÁRIAS NO UGANDA: NO PRESENTE E NO FUTURO
ESBATER A CLIVAGEM URBANO-RURAL
INSTITUIÇÕES CONGÉNERES
«CHEGOU O MOMENTO DE FORJAR PARCERIAS MAIS EFICAZES» – ENTREVISTA A JUTTA URPILAINEN
INSTITUIÇÕES EUROPEIAS DE FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO
ASSISTÊNCIA TÉCNICA, BONIFICAÇÕES DE JUROS E COMBINAÇÃO DE RECURSOS
EMPREENDEDORES URBANOS: «MADE IN OUAGADOUGOU»
INSTRUMENTOS EUROPEUS DE COMBINAÇÃO DE RECURSOS
COMO O BEI INTERVÉM NOS PAÍSES ACP E NOS PTU
O QUADRO DE MEDIÇÃO DE RESULTADOS
ORGANIZAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
OS ANOS VINDOUROS – MARIA SHAW-BARRAGAN
PAÍSES PARCEIROS DA REGIÃO ACP E PAÍSES E TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS