RESUMO ESTENDIDO
Não Pode Me Machucar
(CAN’T HURT ME)
BASEADO NO LIVRO DE
David Goggins
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEÚDO
CAPÍTULO 01: O Que É Realmente Uma Infância Difícil?
CAPÍTULO 02: Como Podemos Escapar De Uma Situação Dessas?
CAPÍTULO 03: Por Que Os Demônios Do Passado Nos Impedem De Encontrarmos A Liberdade?
CAPÍTULO 04: Por Que A Vida Às Vezes Pode Parecer Ruim Por Natureza?
CAPÍTULO 05: O Que Pode Nos Levar A Desistir De Nossos Sonhos?
CAPÍTULO 06: Quais São As Consequências De Uma Crise Pessoal Mal Resolvida?
CAPÍTULO 07: Como Você Encontra A Segunda Chance?
CAPÍTULO 08: O Que É Perseverança?
CAPÍTULO 09: O Que Vem Depois Do Sucesso?
CAPÍTULO 10: A Mentalidade Positiva, Uma Vez Adquirida, Permanece Por Toda A Vida?
CAPÍTULO 11: Como Evitar A Mentalidade De Vítima?
CAPÍTULO 12: Qual É A Importância De Ter Uma Ética No Trabalho?
CAPÍTULO 13: Por Que Você Tem Que Acordar Cedo?
CAPÍTULO 14: Por Que A Dor É Útil Para O Crescimento?
CAPÍTULO 15: Como Impedir Que Outras Pessoas Nos Machuquem?
Introdução
David Goggins é um dos homens mais fortes e determinados do mundo. Suas memórias, compiladas em You Can’t Hurt Me (Não Pode Me Machucar 2018), exploram a vida desse grande atleta e militar de elite. Qualquer leitor pode inspirar-se para atingir seus recordes e torná-los indestrutíveis.
Todos nós já demos, alguma vez na vida, desculpas a fim de não realizarmos um sonho. No entanto, esta atitude confortável nos traz grandes problemas que nos impedem de nos entregarmos por completo na realização dos nossos objetivos.
A inspiração de que precisamos pode ser encontrada na história e nos conselhos de vida de uma pessoa que soube fazer uma escalada desde a situação mais baixa e mais difícil até o topo de suas possibilidades. Não importa que sua infância tempestuosa o tenha levado ao excesso de peso e depressão, David conseguiu se transformar em um herói de sucesso.
Conhecendo seu testemunho, também poderemos aprender a usar o passado, a dor e os obstáculos como combustíveis para viajarmos no caminho do triunfo.
CAPÍTULO 01: O que é realmente uma infância difícil?
Aparentemente, a casa branca de Nova York onde a família de David morava, com alguns luxos materiais, faria qualquer um acreditar que as crianças que moravam ali desfrutavam de uma infância normal, cercada por segurança, jogos e amor. Na verdade, era apenas uma fachada enganosa que escondia os horrores de uma casa na qual as crianças sofriam de preocupações que nenhuma criança deveria experimentar.
Desde os seis anos de idade, David basicamente se tornou um empregado de seu pai, Trunnis, junto com seu irmão mais velho e sua mãe. Trunnis impôs à sua família condições cruéis de trabalho, quase escravizadoras, a fim de manter a pista de patinação Skateland, o negócio da família.
Lá, David cuidava dos patins dos clientes. Durante toda a semana, a família era forçada a trabalhar até à meia-noite em um ambiente cheio de sujeira e que exalava um mau cheiro, apenas disfarçado por um desodorante de ambiente. As crianças jantavam no escritório local e muitas vezes acabavam passando a noite por lá mesmo, embora fosse impossível para elas adormecerem ali, devido ao volume alto das músicas provenientes das pistas de patinação.
Isso, é claro, teve um impacto negativo no aprendizado escolar de David. Devido ao cansaço do trabalho e ainda privado do sono noturno, ele adormecia durante as aulas e não conseguia obter um bom desempenho.
No entanto, tudo isso não foi o pior que David teve de suportar. Seu pai era um agressor físico que não apenas o batia com um cinto, mas também fazia isso com sua mãe e seu irmão. Às vezes, conta ele, não sofria tanto com as dores físicas, mas com a tortura psicológica. Esperando em um quarto escuro, David não sabia quando seu pai apareceria para açoitá-lo ou quanto tempo duraria o abuso, uma vez iniciado.
CAPÍTULO 02: Como podemos escapar de uma situação dessas?
As coisas pioraram com o tempo. Chegou um momento em que a mãe de David percebeu que eles não podiam continuar vivendo assim. A saúde e a segurança de seus filhos estavam correndo um sério risco. Certa ocasião, David ficou doente do ouvido e sua mãe teve que levá-lo ao hospital, pois a forte infecção não iria diminuir com os cuidados caseiros.
Depois de voltar do hospital, o pai ficou furioso com as despesas da consulta e dos medicamentos, por isso bateu na mãe de David brutalmente até que ela perdesse a consciência.
Além disso, quando David cresceu, ele sentiu uma necessidade maior de proteger sua mãe. Porém, toda vez que tentava enfrentar a fúria de seu pai, acabava amarrado para que não pudesse fazer nada.
É por isso que, quando David tinha oito anos, sua mãe reuniu coragem suficiente para fazer algo a respeito. Ela elaborou um plano para convencer o marido a fazer um cartão de crédito em seu nome, o que lhe proporcionou os meios de fugir com David