RESUMO ESTENDIDO
Meditações
(MEDITATIONS)
BASEADO NO LIVRO DE
Marco Aurélio
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEÚDO
CAPÍTULO 01: O Que Há Para Mim Aí Dentro? Entenda A Filosofia Que Impulsionou Um Império
CAPÍTULO 02: Qual É O Conceito De “Logos”?
CAPÍTULO 03: Qual A Sua Opinião Sobre A Morte?
CAPÍTULO 04: Qual A Sua Perspectiva Sobre A Vida?
CAPÍTULO 05: Qual É O Papel De Nossas Emoções?
CAPÍTULO 06: Você Sabe Quem É A Única Pessoa Que Pode Machucá-Lo?
NOTAS FINAIS
SOBRE MARCO AURELIO:
O AUTOR DO LIVRO ORIGINAL
INTRODUÇÃO
Meditações (170-180 dC) é uma jornada pela mente do grande imperador romano Marco Aurélio. Esses capítulos oferecem reflexões filosóficas sobre o significado da morte e da justiça, a natureza do mundo e porque as coisas acontecem como acontecem.
CAPÍTULO 01: O que há para mim AÍ dentro? Entenda a filosofia que impulsionou um império
Hoje, não há ninguém que não tenha ouvido falar do Império Romano, do qual herdamos estruturas políticas e pensamentos filosóficos que moldaram as sociedades modernas. Embora este império tenha governado o mundo antigo por muitos anos, o século II dC foi o período de seu apogeu. Depois de muitos tumultos, Roma entrou em um período de paz e prosperidade.
Naquele famoso século II, reinaram cinco imperadores, conhecidos como “Os Cinco Bons Imperadores”, o último deles foi Marco Aurélio. Além de ser um excelente imperador, ele também era um filósofo cujas ideias eram baseadas no Estoicismo grego, uma escola que considerava que, para deixar para trás emoções negativas, o homem tinha que desenvolver controle e calma.
As ideias de Marco Aurélio, conhecido como o rei filósofo, foram uma grande influência para personagens de nosso tempo, como Bill Clinton e o escritor John Steinbeck.
Esses capítulos destinam-se a ajudar os leitores a descobrirem as ideias dele. Durante sua leitura, você entenderá:
Que tudo o que acontece faz parte de uma ordem. Além disso, você também entenderá os motivos pelos quais isso ocorre.
Que a única pessoa que pode lhe causar dor é você mesmo.
Que a morte é algo natural e, portanto, você não deve temê-la.
CAPÍTULO 02: Qual é o conceito de “logoS”?
Sem dúvida, uma das características mais importantes das civilizações antigas foi o grande número de escolas e correntes filosóficas que seus pensadores desenvolveram. Essas escolas lidavam com tópicos relacionados à natureza, mas também sobre atitudes e comportamentos humanos.
Um dos aspectos centrais desses ensinamentos filosóficos foi o conceito de “logos”, que é traduzido por “razão”. Esse conceito foi muito importante para filósofos como Heráclito e Aristóteles e, sem dúvida, também teve um grande impacto nas ideias de Marco Aurélio.
Para o rei filósofo, os logos são elementos presentes em todas as áreas da vida. Eles compõem a terra, as árvores, os animais e, é claro, os seres humanos. Na perspectiva dele, os logos não apenas dão forma, mas também proporcionam uma ordem.
O que isso significa para nós como seres humanos?
Que os logos estabelecem nossas hierarquias sociais e o respeito que devemos a determinadas pessoas. Em outras palavras, são os logos que determinam que um escravo deve ser tratado de uma certa maneira e um imperador de outra bem diferente.
Para os seres humanos, isso significa que os logos determinam quem é colocado em cada lugar da sociedade e como essa pessoa deve ser tratada. Portanto, são os logos que decretam que os escravos devem ser tratados como tal e que os imperadores devem ser tratados muito melhor.
No entanto, por que devemos aceitar essas diferenças sociais entre nós?
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.