Rebelião liderada por Nathan Mayer Rothschild.
Um papel fundamental na formação da maior instituição financeira europeia foi desempenhado pelo filho de Mayer Amschel, Nathan Mayer Rothschild, que emigrou para a Inglaterra em 1799. Nathan Rothschild passou os primeiros dez anos na Grã-Bretanha, principalmente na região norte da Inglaterra, recentemente industrializada, onde comprou têxteis e os exportou para a Alemanha. Ele começou a banca apenas em 1811 e foi em parte devido ao fato de que a maioria dos ativos do eleitorado eram títulos do governo inglês. No entanto, os juros anuais sobre eles eram pagos em Londres e só podiam ser transferidos para o eleitor com grandes dificuldades como resultado da guerra e do bloqueio continental. O Bloqueio Continental foi um bloqueio econômico das Ilhas Britânicas, declarado por Napoleão em Berlim em 21 de novembro de 1806 e que durou até 1814. Nathan foi contratado em 1809 para reinvestir os pagamentos de juros devidos durante a guerra, devido à limitada capacidade de transferência de fundos.
Nathan Rothschild também foi capaz de oferecer seus serviços para pagar as tropas britânicas. É verdade que o governo britânico tinha recursos financeiros suficientes através da venda de títulos. No entanto, nos países onde suas tropas lutaram, o dinheiro britânico não foi aceito, então o governo foi forçado a fornecer moedas de ouro ao seu comandante das Tropas de Wellington. Um contrato de compra de moedas foi assinado com Nathan Rothschild em janeiro de 1814. Naquela época, a casa Rothschild já tinha conexões em toda a Europa. No entanto, o Acordo foi um desafio financeiro e logístico para os Rothschilds. O risco foi pago com comissões no valor de dois a seis por cento dos fundos arrecadados. De acordo com o então tesoureiro britânico John Charles Harris, em junho de 1814, as moedas compradas e transferidas em nome da coroa britânica somavam cerca de 12,6 milhões de francos.
Quando Napoleão conseguiu fugir do exílio na Ilha de Elba em 1 de março de 1815 e retornar a Paris à frente de um exército enviado para encontrá-lo (20 de março de 1815), a casa Rothschild começou novamente a comprar ouro em toda a Europa para as tropas britânicas. Nathan Mayer Rothschild, ao mesmo tempo, partiu do pressuposto de que a próxima guerra, como todas as Guerras Napoleônicas anteriores, duraria muito tempo. Inicialmente, Napoleão também alcançou algum sucesso, mas com a derrota em Waterloo em 18 de junho de 1815, o reinado dos Cem Dias e, portanto, o poder de Napoleão na Europa terminou. O ouro que os Rothschilds acumularam como resultado de uma avaliação incorreta ameaçava desvalorizar, resultando em perdas financeiras para a casa. Para evitar isso, Nathan Rothschild usou ouro para comprar títulos do governo britânico. Ele sugeriu que, após o fim da guerra e a redução das necessidades financeiras, menos títulos do Reino Unido também seriam emitidos, o que aumentaria os preços dos títulos já emitidos. Como a maioria dos investidores na época temia a derrota dos britânicos, Nathan Mayer Rothschild conseguiu comprar títulos do governo britânico de forma barata. A suposição de Rothschild estava correta e, no momento em que ele vendeu os títulos, dois anos depois, eles haviam crescido mais de 40%. Niall Ferguson estimou que a casa de Rothschild lucrou com esse negócio, o equivalente a 600 milhões de libras Esterlinas em 2009.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «Литрес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на Литрес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.