RESUMO ESTENDIDO
ALCANCE
(RANGE)
BASEADO NO LIVRO DE
DAVID EPSTEIN
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEUDO
INTRODUÇÃO
-
CAPITULO 01: Quais São Os Perigos Do Pensamento Estreito?
CAPITULO 02: Por Que A Generalização Deve Vencer A Especialização?
CAPITULO 03: Por Que O Aprendizado Deve Ser Lento E Difícil Em Vez De Rápido E Fácil?
CAPITULO 04: Quais São As Diferenças Entre Ambientes De Aprendizagem Amáveis E Adversos?
CAPITULO 05: Experimentação É A Resposta?
CAPITULO 06: A Experiência Variada É Igual A Sucesso E Inovação?
CAPITULO 07: Por Que O Pensamento Abstrato E Analógico É Quase Exclusivo Do Mundo Moderno?
CAPITULO 08: Como Melhorar O Trabalho Em Equipe?
-
SOBRE DAVID EPSTEIN: O AUTOR DO LIVRO ORIGINAL
-
NOTA SOBRE O LIVRO
Introdução
Tiger Woods incorpora uma ideia agora popular de que treinar, buscar vantagens e praticar muito são a chave para o sucesso na vida profissional. Tiger Woods ganhou seu primeiro kit de golfe em miniatura aos dez meses, dessa forma, ele já estava mostrando seu talento na televisão nacional aos dois anos de idade.
Essa mudança cultural em direção à especialização não aparece apenas no mundo dos esportes. Também é verdade para a faculdade, nosso complexo sistema financeiro e a medicina. Por exemplo, agora os oncologistas raramente se concentram apenas no câncer. Em vez disso, eles estão se especializando em uma doença, um órgão de cada vez.
Por mais incômodo que possa parecer, aventurar-se em assuntos diferentes é geralmente melhor para as pessoas do que se fechar em uma forma de treinamento precoce. Como princípio geral, a longa duração do estudo de um campo é melhor do que a profundidade de um especialista. Existem variações, mas os generalistas que chegaram a seus cargos relativamente tarde têm uma vantagem sobre os especialistas que começaram suas carreiras cedo demais.
Apesar do acima exposto, há uma forte ênfase em obter uma vantagem inicial na escola e em outros aspectos da preparação. Alguns pais estão pressionando seus filhos pequenos a tocar um determinado instrumento musical na esperança de cultivar o gênio musical por meio da perseverança insistente. Portanto, vemos crianças trabalhando duro em seu tempo livre, ao invés de brincar ou relaxar.
Na verdade, especializar-se não é a melhor maneira de fazer as coisas, pois desenvolver experiência em apenas uma área da vida não ajuda no desempenho. A experiência em certos campos da vida conta: para os bombeiros, por exemplo, anos de experiência focada os capacita a identificar padrões no comportamento das chamas, permitindo-lhes tomar instintivamente a maioria de suas decisões em segundos.
Mas a experiência não conta para nada em outras áreas. Ao estudar a avaliação de candidatos a oficiais das Forças de Defesa de Israel, descobriu-se que as previsões dos recrutadores sobre o desempenho futuro de um recruta, com base nas habilidades físicas e mentais, nada mais eram do que mera especulação. Por quê?
Embora não seja necessariamente fácil, alguns campos na vida oferecem padrões recorrentes ou regras simples que governam a tomada de decisões, como o golfe. Mas há muito mais áreas da vida, como o recrutamento no exército, que são muito mais vagas e exigem imaginação e versatilidade, que são alcançadas por meio da generalização.
Baseando-se em exemplos da indústria, esportes, ciência e psicologia humana, esta leitura nos incentiva a permanecer abertos e cheios de curiosidade. Este livro mostra que ter interesses amplos e dedicar tempo para focar nossa atenção na vida leva ao brilho e à inovação, embora muitas pessoas hoje vejam a especialização como a única forma possível de sucesso.
CAPiTULO 01: Quais sAo os perigos do pensamento estreito?
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard feito pelo Dr. Anupam Jena mostrou em 2015 que pacientes com parada cardíaca ou insuficiência cardíaca tinham menos probabilidade de morrer se hospitalizados quando os melhores cardiologistas estivessem ausentes. Isso ocorre porque os cardiologistas usam excessivamente tubos de metal que mantêm os vasos sanguíneos abertos para tratar a dor no peito, mesmo em circunstâncias que podem ser perigosas e inseguras.
Se as pessoas ignoram o quadro geral e se concentram muito no projeto individual durante o planejamento, sua perspectiva se limita a uma visão interna e se tornam como cardiologistas abusando de um único instrumento. Visões internas levam as pessoas a subestimar orçamentos e cronogramas, enquanto visões externas que incorporam dados de outros projetos tendem a produzir previsões mais precisas.
Quer se trate de uma reforma de uma casa ou de escrever um livro, as pessoas tendem a se concentrar muito nos aspectos exclusivos de seus projetos, portanto, procurar projetos semelhantes e usá-los como guia é uma estratégia de planejamento muito melhor.
Especialistas são requeridos em alguns ambientes. Você provavelmente vai querer um médico especialista no procedimento e que já fez muitas vezes antes, se você precisar de uma operação. No entanto, esse foco estreito pode ser inútil, pois nos beneficiamos mais de um pensamento mais amplo e cuidadoso. Se você olhar para os problemas com uma visão externa, poderá se beneficiar de muitas vantagens, em vez da visão interna ditada pela sua especialidade.
Nem é preciso dizer que não ver as coisas de uma perspectiva ampla pode levar a algumas decisões erradas. Quanto mais detalhes considerarmos sobre algo, mais extremos serão nossos julgamentos, como mais pesquisas psicológicas têm mostrado repetidamente.
Um estudo feito pelo professor Dan Lovallo pediu aos investidores de capital privado que realizassem uma avaliação detalhada das empresas nas quais planejam investir, incluindo seu desempenho financeiro estimado. Em seguida, foram solicitados a escrever relatórios sobre outras empresas que não haviam considerado porque pertenciam a outros campos, como pequenas startups dedicadas à criação de software.
Descobriu-se que as expectativas de retorno dos investidores para as empresas em que planejavam investir eram cerca de 50% mais baixas do que as empresas em potencial que não analisaram em profundidade. Quando descobriram as diferenças, os investidores ficaram chocados e mudaram de plano rapidamente.
Lembre-se: a primeira tarefa dos eleitores pró e contra o Brexit era interpretar um conjunto de estatísticas sobre a eficácia de uma loção. A maioria dos participantes concluiu a tarefa de forma objetiva. No entanto, muitos interpretaram mal as estatísticas de acordo com suas convicções políticas, quando receberam os mesmos números da loção, mas agora relacionados com a ligação entre crime e imigração.