RESUMO ESTENDIDO
Blitzscaling
(BLITZSCALING)
BASEADO NO LIVRO DE
Reid Hoffman E Chris Yeh
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEÚDO
UMA BREVE INTRODUÇÃO AO BLITZSCALING
CAPÍTULO 01: Fortes Investimentos Cíclicos
CAPÍTULO 02: As Redes São Essenciais
CAPÍTULO 03: Atender As Necessidades Do Seu Mercado
CAPÍTULO 04: As Linhas De Distribuição São Tão Importantes Quanto O Produto
CAPÍTULO 05: Sem Medo De Crítica
CAPÍTULO 06: Veloz Como Um Ataque Surpresa
CAPÍTULO 07: Os Perigos Da Mudança Acelerada
CAPÍTULO 08: A Competição Agressiva Entre As Empresas Digitais
CAPÍTULO 09: Os 7 Padrões Do Blitzscaling
SOBRE REID HOFFMAN E CHRIS YEH:
SOBRE O LIVRO ORIGINAL
Blitzscaling é um trabalho publicado em 2018 que lida com as táticas usadas por grandes empresas modernas para criar negócios que cresceram a uma velocidade chocante. O Facebook e a Amazon são alguns dos exemplos mais notórios, pois, sem dúvida, cada um encontrou um nicho no mercado que lhes permitia se consagrar, conquistar cada vez mais clientes e, portanto, gerar cada vez mais lucros.
O conceito que dá o título ao livro, blitzscaling, é um neologismo recente que surgiu da necessidade de dar um nome ao novo tipo de desenvolvimento que transformou completamente o mundo dos negócios. Os autores, Yeh e Hoffman, argumentam que todas as empresas, independentemente dos negócios, podem ter sucesso na competição de hoje, desde que os líderes estejam prontos para agir rapidamente e sem medo de tentar novas táticas de negócios.
Sem dúvida, mudar a direção de uma empresa é uma tarefa intimidadora, especialmente se ela procura competir com empresas bem estabelecidas há anos. No entanto, todo empreendedor deve estar ciente de que todas essas empresas não iniciaram grandes, pelo contrário, inicialmente estavam com falta de pessoal e ofereceram seus serviços a uma pequena carteira de clientes.
Praticar blitzscaling envolve deixar nossa ambição mais forte nos inspirar a assumir riscos que, proporcionalmente ao seu tamanho, acabarão relatando suas respectivas recompensas. Não se trata de deixar a ambição correr solta, mas você precisa saber como orientá-la com sabedoria para superar a incerteza do mercado.
Conseguir que uma empresa se expanda rapidamente e alcance vendas maciças não é um sonho impossível, mas você não precisa tirar os pés do chão. É necessário ser realista e elaborar um plano que permita um crescimento rápido, podemos aprender com as experiências de outras pessoas que usaram o blitzscaling em vários campos. Muitos acreditam que atualmente as únicas empresas com grandes realizações são aquelas dedicadas à tecnologia, mas esse não é o caso. Os exemplos são muito diversos: por um lado, podemos ter uma empresa como a Zara, dedicada à venda a varejo de roupas e, por outro, a campanha eleitoral de Obama.
Agora, é hora de aprender o que é blitzscaling, que é essencial não para confundir a velocidade da má conduta; infringir a lei ou realizar atividades impróprias só nos levará a um beco sem saída. É natural que alguns desconfiem de uma empresa que cresce rapidamente e de forma correta, argumentando que a prática do blitzscaling apenas encoraja a formação de monopólios. Na realidade, essa prática beneficia a todos, pois os consumidores têm uma gama mais ampla de opções para escolher quais produtos desejam comprar, enquanto os vendedores multiplicam seus lucros.
UMA BREVE INTRODUÇÃO AO BLITZSCALING
Há pouco mais de vinte anos, outras empresas que não são mais tão relevantes agora reinavam no mundo. Coca Cola, General Electrics ou Nippon Telegraph foram algumas das mais conhecidas, pois surgiram com o augeda era industrial. O século 21 trouxe uma mudança de líderes internacionais com o Facebook, Amazon, Apple e Microsoft. O que eles têm em comum é que são empresas dedicadas à inovação tecnológica.
No entanto, mesmo se eles já são gigantes estabelecidos, novas empresas podem competir com eles graças ao blitzscaling. Foi o caso da Tencent, uma empresa chinesa de tecnologia que estava tentando criar um aplicativo de mensagens instantâneas para telefones celulares que superou a plataforma Kik no mercado. Esse objetivo apresentava um grande risco, uma vez que a Tencent já possuía um produto muito semelhante, mas pretendia ser usada em computadores. Se eles não conseguissem que seu novo produto de mensagens superasse não apenas o Kik, mas também o que eles já possuíam, eles acabariam perdendo milhões de dólares.
Esse risco não influenciou a Tencent. Se tivessem desistido do medo, possivelmente teriam perdido meses estudando os riscos e as alternativas disponíveis. No final, talvez, a oportunidade no momento certo as tivesse passado. Felizmente para a Tencent, eles continuaram seu projeto sem parar e, alguns meses depois, lançaram o WeChat. Esse serviço era muito mais completo que o Kik, pois permitia que seus usuários fizessem pagamentos, pedissem comida e usassem outros serviços, como viagens de táxi. Como resultado, o WeChat gerou centenas de milhões de usuários para o Tencent.
Como explicar o sucesso do uso do blitzscaling pela Tencent?
A chave é a velocidade. Quando uma empresa age rápido, seu crescimento também será rápido. Além disso, essa ação rápida precisa desafiar os riscos aparentes e não temer a incerteza. Se sua empresa é pequena e sua equipe é modesta, aproveitar as oportunidades assumindo riscos permitirá aumentar sua produtividade e alcançar seu público-alvo em pouco tempo. A implementação do blitzscaling em seus negócios é, de certa forma, adquirir a capacidade de se adaptar o mais rápido possível às mudanças no contexto dos negócios e às táticas necessárias para sobreviver a eles.
Tecnicamente falando, o termo blitzscaling vem do alemão. Seu primeiro componente, "blitz", significa um raio. Simbolicamente, isso significa que devemos agir na velocidade da luz, assim como rápido e forte como um bombardeio. A segunda