Antifrágil
(ANTIFRAGILE)
BASEADO NO LIVRO DE
NASSIM NICHOLAS TALEB
-
RESUMO ESCRITO POR
CONTEÚDO
BREVE BIOGRAFIA DE NASSIM NICHOLAS TALEB
CAPÍTULO 02: A Antifragilidade Compõe-Se De Elementos Frágeis
CAPÍTULO 03: O Estresse E Circunstâncias Adversas Ajudam A Desenvolver E Aumentar Capacidades Do Objeto Antifrágil
CAPÍTULO 04: Sem Caos Não Há Antifragilidade
CAPÍTULO 05: Não Foque Na Informação, Foque Na Prática
CAPÍTULO 07: Quanto Maior For Uma Organização Ou Sistema Maior Será O Impacto Da Crise Sobre Eles
CAPÍTULO 08: O Controle E A Organização Fazem Com Que Os Sistemas Sejam Frágeis
CAPÍTULO 09: Querer Controlar A Antifragilidade É Contraprodutivo: Nos Torna Mais Frágeis
CAPÍTULO 10: Compreender O Passado Não Nos Ajuda A Compreender O Futuro
BREVE INTRODUÇÃO
Você se sente frágil e vulnerável?
Não consegue fazer sua empresa ir além e triunfar?
Você precisa fazer algo para se fortalecer?
Aplique à sua vida e à sua empresa as regras de “Antifrágil” e você caminhará para o sucesso.
Partindo da oposição entre os conceitos “frágil” e “antifrágil”, o autor leva o leitor ao reconhecimento de como suas atitudes o tornam frágil. Caos e incerteza fazem parte da vida humana. E não é ruim que seja assim. Em algum momento, todos nós estamos expostos a acidentes, desastres naturais, colapsos financeiros. Não podemos evitá-los, mas podemos usá-los a nosso favor, se pudermos torná-los impulsores da antifragilidade necessária que gera progresso.
Uma perspectiva interessante de grande ajuda para enfrentar a vida de hoje, tanto pessoalmente quanto nos negócios.
BREVE BIOGRAFIA DE NASSIM NICHOLAS TALEB
Nassim Nicholas Taleb é escritor, professor, analista de risco, estatístico e ex-comerciante que lida com problemas de probabilidade, incerteza e aleatoriedade. Além disso, ele faz parte do corpo docente da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de Nova York e é pesquisador da Said Business School, em Oxford.
Em 2007, ele publicou seu livro The Black Swan, que é um dos livros mais influentes dos últimos cinqüenta anos. Desde sempre, defende e propõe a construção de sociedades com capacidade de resistir e melhorar na presença de situações imprevisíveis.
O QUE VOCÊ APRENDERÁ?
Você entenderá dois conceitos-chave para se conhecer, analisar sua empresa e olhar o mundo de uma maneira diferente: fragilidade e antifragilidade
Você aprenderá a usar o caos, o imprevisível e o estresse para seu próprio benefício.
Você aceitará que há áreas em sua vida em que você precisa fracassarpara que outras pessoas cresçam.
Você entenderá que a antifragilidade é a condição adequada do ser vivo que permite processos de melhoria e desenvolvimento.
Você alcançará astúcia para identificar o momento certo para cada ação, um dos componentes da antifragilidade.
Você perceberá que não pode construir sobre o passado para moldar seu futuro.
Você descobrirá idéias valiosas sobre como prosperar neste mundo que muitas vezes parece hostil.
“ O antifrágil ama a aleatoriedade e a incerteza, o que também significa, crucialmente, o amor pelos erros, uma certa classe de erros. A antifragilidade tem uma propriedade única de permitir-nos lidar com o desconhecido, fazendo coisas sem compreendê-las e fazê-las bem. Me permita ser mais agressivo: em geral, fazemos melhor o que pensamos, graças à antifragilidade. Eu preferiria ser bobo e antifrágil do que extremamente inteligente e frágil a qualquer momento.”
SOBRE O LIVRO ORIGINAL
Neste livro, Nassim Nicholas Tabel trabalha com o conceito de fragilidade, que é aplicado não apenas a objetos, mas também a situações e sistemas no mundo de hoje. Definir fragilidade é uma tarefa simples: é a vulnerabilidade que um objeto tem para quebrar ou se deteriorar devido à influência externa de outro corpo. Com base nesse conceito, sabemos que um corpo frágil deve se proteger de situações prejudiciais. Compreender essa ideia não é complicado, mas quando se trata de definir o conceito contrário à fragilidade, essa simplicidade termina, porque, finalmente, nenhuma das principais línguas tem uma palavra para definir esse conceito.
Devido a essas dificuldades, para descrever os objetos ou situações que eles preferem e se beneficiam da volatilidade, recorreremos ao conceito que Tabel cunhou: “antifragilidade”. A antifragilidade, como um antônimo de fragilidade, não deve ser confundido com resiliência, tal como esta última refere-se à capacidade de um objeto de resistir às influências externas sem ter qualquer alteração; por outro lado, a antifragilidade, não apenas resiste a essa influência, mas evolui